A Apple já desenvolveu pequenos jogos no passado, mas esta descrição de vaga de emprego — procuram alguém para criar experiências interativas multimídia 3D para o iPhone — está apontando para algo muito maior do que pequenos jogos.

Título da vaga Artista de Videogame
Tipo da vaga Tempo Integral
Descrição da vaga O grupo de mídia interativa está procurando por um artista habilidoso que queira fazer parte da pequena e altamente motivada equipe de experiências multimídia interativas do iPhone e iPod Touch. A vaga na equipe consiste em ajudar a projetar, visualizar, capacitar e implementar interfaces, personagens e ambientes 3D, animações, texturizações, assim como artworks originais de conceito. A posição também exige um pensador criativo que possa contribuir e comentar o processo de design, além de ser flexível o suficiente para ajudar em todos os aspectos da produção, como manutenção de assets, e que consiga trabalhar com prazos.

Procuramos um artista com experiência em Maya / 3D Max / Photoshop:
– Habilidade para modelar, animar, texturizar e produzir bumb/normal maps para ambientes 3D
– Forte artista conceitual de ambientes de personagens
– 3 ou 4 anos de experiência no mundo real (preferencialmente em consoles ou iPhone)
– Habilidade para lidar com pipeline de assets, incluindo XML e source control

Mas e aí, o que exatamente significa "experiência multimídia interativa"? Eu acho difícil acreditar que a Apple possa estar querendo competir com os grandes dos games. Isso exigiria muitos recursos, é um mercado extremamente competitivo e — mais importante — todas as empresas de games do mundo estão desenvolvendo jogos em 3D para o iPhone OS. Então por que a Apple entraria nessa arena se os outros estão fazendo um trabalho tão bom?

A Apple, como eu disse, já criou alguns joguinhos no passado. A maioria eram apenas demosntrações tecnológicas do potencial do iPod Clássico, depois do iPhone. Mas essa descrição de emprego vai bem além disso: experiências interativas, interfaces de usuário, personagens 3D em ambientes 3D… Meu palpite? A Apple pode estar criando para algo para o iPhone OS, talvez algo equivalente à Dashboard do Xbox 360. Um ambiente onde os jogadores possam se encontrar, interagir e jogar juntos online.

O tipo de ambiente que funcionaria perfeitamente, digamos, talvez, no Apple Tablet? [Apple via Twitter]