De forma simples, a Apple quer menos buracos em seus dispositivos. A entrada pro fone de ouvido: um orifício. Microfone: mais outro orifício. De acordo com um registro recente de patente, a Apple quer consolidá-los combinando a funcionalidade dos dois em uma só entrada.

A patente argumenta que "além de usar espaço no gabinete, aberturas para entrada de som e conectores elétricos precisam de orifícios no gabinete e quebram a barreira que protege os componentes dentro do gabinete". Ou seja, menos buracos no dispositivo significa menos formas de pó e outras sujeiras entrarem nele. E isso também tem muito a ver ocm o design obsessivamente minimalista da Apple. Outra possível vantagem do design dois-em-um seria melhor qualidade de voz, graças a um microfone extra para cancelar ruído – o que a Apple chama de "beamforming de áudio".

Com a atenção voltada mais recententemente para grandes patentes da Apple, este registro parece mais factível agora, e reflete a meticulosidade na engenharia da empresa. [New Scientist]

Imagem cortesia de Yutaka Tsutano