Tecnologia

Apple registra patente de nova câmera de iPhone resistente a quedas

Patente da Apple envolve novo sistema com componentes móveis que se deslocam em caso de acidentes, preservando assim a qualidade das lentes
Imagem: Unsplash/Reprodução

A patente de um novo sistema de câmeras — registrada pela Apple no segundo semestre de 2022 — recebeu aprovação nos Estados Unidos. O projeto adiciona um conjunto de componentes móveis, além de mecanismos de absorção de impacto e amortecedores, para evitar que colisões ou quedas possam resultar em mau funcionamento das lentes de iPhones e iPads.

O objetivo da empresa é justamente aumentar a durabilidade dos componentes, que são essenciais para boa parte dos consumidores que buscam os produtos com a marca da “maçã”. Na solicitação de registro, a empresa reconhece que quedas e choques contra superfícies resistentes podem desalinhar os sensores. Isso impacta diretamente na qualidade de fotos e vídeos, incluindo distorções e baixo nível de confiabilidade.

Com o novo sistema de câmeras, em caso de eventuais acidentes, as lentes vão se deslocar internamente, mas de maneira totalmente controlada e sempre retornando para o seu posicionamento original. Assim, o sistema mantêm o melhor alinhamento possível para seguir entregar boas imagens aos usuários.

Print da patente do novo sistema de câmeras da Apple resistente a quedas

Vale lembrar que esta tecnologia de absorção de impacto não é uma novidade. Ela já está presente em equipamentos fotográficos profissionais. Ao sofrer movimentos bruscos, as câmeras com o sistema IBIS (In-Body Image Stabilization), da Canon, por exemplo, deslocam o sensor de maneira controlada para diminuir os danos.

Embora a patente tenha sido aprovada, é impossível determinar se a Apple irá de fato utilizar a tecnologia em seus aparelhos. Todos os anos, grandes empresas registram dezenas de projetos. Contudo, a maior parte deles, acabam nunca vendo a luz do dia.

iPhone 16 Por Max deve apresentar novo sensor principal

De acordo com informações vazadas, o iPhone 16 Pro Max seguirá com câmera principal de 48 MP, mas com um sensor diferente. O componente escolhido seria o Sony IMX903, que é um pouco maior do que o IMX803 — sensor presente no iPhone 15 Pro Max.

A principal novidade do aparelho é que a câmera poderá absorver mais luz. Por isso, consequentemente, entregar imagens com melhor qualidade em diversos tipos de cenário ou iluminação diferentes. Os rumores indicam ainda que o componente chegaria nos smartphones da marca lançados no ano passado, mas os planos da Apple parecem ter sido adiados.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas