Os pedidos de patente podem ser bons indicativos para descobrir o que uma companhia está planejando. Nesta semana, vazou uma pista sobre a Apple: modelos de MacBooks desmontáveis podem estar no horizonte da empresa da maçã.
A Apple patenteou um dispositivo modular, com teclado, tela e trackpad removível, baseado em um design de encaixe e desencaixe, ou de “montar” e desmontar. A patente descreve o produto, que “pode ser reconfigurável para incluir um ou mais dispositivos elétricos em várias configurações”.
O registro foi solicitado em 2021, mas só foi aprovado pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos nesta semana. Isso não nos dá a certeza de que um MacBook modular será lançado, mas mostra que a empresa está avaliando inovações no design de seus computadores.
De acordo com a Apple, a patente abre possibilidade para criar um sistema de computação pessoal que abarque as funções de tablets, notebooks e desktops em um único setup modular. As informações são do TechRadar.
Como seriam os notebooks modulares?
As imagens mostram que a tela e o teclado seriam alinhados por meio de uma base articulada, que pode incluir um ou mais imãs. Isso dá a entender que a Apple deseja construir um dispositivo mais modificável, que possa ser adaptado constantemente, a depender da finalidade.
Uma tela touchscreen poderia funcionar como um iPad, por exemplo, e depois voltar a ser usada como display do notebook, por meio de encaixe magnético. Além disso, o aspecto mais flexível poderia ser útil quando se trata da troca de peças.
Caso o usuário tenha problema com um único componente do MacBook, a peça pode ser substituída facilmente, sem precisar mexer no dispositivo como um todo.
Como destaca o AppleInsider, a Microsoft solicitou um conjunto semelhante de patentes antes de lançar a série de produtos Surface. Então, é possível que a Apple esteja pensando em desenvolver produtos que aliam seus notebooks e tablets. Embora não existam MacBooks 2 em 1 no momento, a evolução constante do iPadOS significa que agora é mais como um sistema operacional de desktop do que nunca.