_Tecnologia

Apple testa aplicativo para monitoramento de glicose no sangue

Depois de muito tempo em desenvolvimento, novas informações indicam que o app pode chegar aos wearables da empresa em futuro próximo

Apple testa aplicativo para monitoramento de glicose no sangue

Embora nunca tenha revelado publicamente, vazamentos ocorridos há alguns anos revelaram que a Apple trabalha na tecnologia de monitoramento de glicose no sangue para relógios inteligentes. Agora, uma nova informação indica que a empresa testou um app inédito para usuários pré-diabéticos gerenciarem a saúde com maior precisão.

Como foi o teste do app de glicose da Apple

De acordo com o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, os testes foram conduzidos internamente com funcionários que precisavam comprovar a condição através de um exame de sangue. A partir daí era possível utilizar o software para monitorar as alterações detectadas por sensores de dispositivos wearables.

O principal objetivo da Apple era utilizar a aplicação para entender quais tipos de ferramentas podem ser desenvolvidas para monitorar precisamente os níveis de açúcar no sangue dos usuários. A reportagem também revela que o desenvolvimento do software foi pausado para que a equipe pudesse priorizar outros recursos de saúde.

Mesmo que, neste momento, nenhuma equipe esteja trabalhando ativamente no app, ainda há possibilidade de o software ser lançado em futuros wearables da marca, mas não existe nenhuma previsão de quando isso pode ocorrer.

A pré-diabetes é uma condição que se caracteriza por níveis de glicose acima do normal. Mas não o suficiente para ser considerada diabetes. A condição é reversível se o paciente mudar alguns hábitos na alimentação e iniciar uma prática regular de exercícios físicos. Mas 50% das pessoas que se tornam pré-diabéticas acabam desenvolvendo a doença.

XWatch 3 WE: Infinix lança seu 1º smartwatch no mercado brasileiro

Huawei lança novos smartwatches no mercado brasileiro; confira os preços

Projeto já dura mais de uma década

Algumas informações dão conta de que a “maçã” já está trabalhando em um recurso de monitoramento de glicose não-invasivo há mais de uma década. Ele seria capaz de substituir o método tradicional, que demanda uma amostra de sangue retirada na hora com o auxílio de uma pequena agulha.

A tecnologia da Apple, embora promissora, deve demorar um pouco para chegar pois ainda enfrenta alguns obstáculos técnicos e também regulatórios. No ano passado, a Bloomberg confirmou que o recurso ainda levaria vários anos para chegar aos consumidores.

Caso seja devidamente aprovada, a nova funcionalidade pode ser muito útil e auxiliar muitas pessoas a adotar um estilo de vida mais saudável. Porque além de diabetes, pode prevenir uma série de doenças cardiovasculares.

Sair da versão mobile