“Nós acreditamos que o futuro da TV são apps”, disse Tim Cook no evento da Apple de hoje. A nova Apple TV está alinhada com esta proposta: com um controle remoto sensível ao toque, a assistente virtual Siri e um novo sistema operacional, o tvOS.

>>> iPhone 6s e iPhone 6s Plus: mais rápidos e com tela sensível à pressão
>>> iPad Pro: o tablet da Apple cresceu e ganhou uma stylus e um teclado

A nova Apple TV é composta por uma set-top box — a “caixinha” que vai plugada na TV — e um controle remoto. O controle tem uma área sensível ao toque, além de botões de volume, um botão de menu e um botão que ativa os controles de voz da Siri.

1423164246032991559

Você pode fazer pedidos como “me mostre programas de TV engraçados”, e então “organize por popularidade”. Os resultados de busca têm links para o iTunes e para serviços de streaming como o Netflix e o Hulu. A Siri também entende comandos como “pule cinco minutos”, ou ainda “o que foi que ela disse?”, que volta o filme ou série em 15 segundos e ativa legendas.

Também dá para pedir mais informações sobre o filme — por exemplo, quem são os atores principais — ou ainda pedir informações como resultados de jogos ou previsão do tempo. Nos dois casos, as informações são mostradas na parte de baixo da tela e não interrompem o que você está vendo.

150909-0098

A nova Apple TV vem com um novo sistema operacional baseado no iOS, o tvOS. Além de novos apps para serviços de streaming como HBO, Hulu e Netflix, e serviços da Apple embutidos, como o iTunes e o Apple Music, também foram apresentados o Gilt, aplicativo para compra de roupas e acessórios, e um app para o campeonato de beisebol MLB, com informações extras como estatísticas e análise da partida. Até o Airbnb pode ser acessado pela TV agora.

Outra novidade são os jogos, como um novo Guitar Hero e Crossy Road, que ganhou um modo multiplayer. Ainda nos jogos, aparece mais uma novidade do controle remoto: ele tem acelerômetro e giroscópio, detectando movimentos, e pode ser usado para jogar como se fosse um controle do Wii U, por exemplo. Também dá para usar seu iPhone ou iPod touch como controle em alguns games.

150909-0109

A nova Apple TV possui processador A8 e terá versões de 32 GB e 64 GB. Elas custarão, respectivamente, US$ 149 e US$ 199 e devem ser lançadas em outubro. Ainda não há informações sobre preço e disponibilidade no Brasil.


Atualizado às 17h24