Segundo o 9to5mac, a Apple vai anunciar um MacBook Pro Retina de 13 polegadas ao lado do iPad Mini em um evento próximo, ainda este mês – e ele pode ser fabricado no Brasil.

O site cita uma “fonte consistentemente confiável em uma grande rede americana de varejo”, que descobriu uma nova versão menor do MacBook Pro Retina atual (que tem 15 polegadas).

Segundo a fonte, uma versão de 13″ do MacBook Retina terá o mesmo estilo fino e leve da versão de 15″, e será vendido em duas configurações, com diferentes processadores e opções de armazenamento. A fonte também afirma que o novo MacBook Retina será vendido juntamente ao MacBook padrão de 13 polegadas – ou seja, não vai substituí-lo.

E talvez o novo MacBook Retina seja produzido no Brasil. No fórum do WeiPhone.com, surgiram mais detalhes sobre o MacBook Pro Retina de 13 polegadas, de codinome D1. (O codinome do rMBP de 15″ era D2.)

O D1 está sendo produzido agora na região mexicana (talvez se referindo ao Brasil, eu acho?). A China vai produzi-lo em massa no final do mês, logo depois de resolver problemas na linha de montagem. Haverá um novo rmbp de 13″.

Isso, é claro, não garante que ele tenha um preço menos assustador que do MacBook Retina de 15″, vendido no Brasil a partir de R$10.000. Vale lembrar: também há rumores de que o iPad Mini será fabricado no Brasil.

O MacBook Pro Retina de 15 polegadas foi lançado em junho, e deu a entender que seria o futuro dos laptops da Apple: fino, com tela de alta resolução, armazenamento apenas em memória flash e nada de drive ótico. Uma versão de 13 polegadas parece inevitável, mas resta ver se ela virá em breve ou não. [9to5mac; WeiPhone.com via 9to5Mac]