A Apple tem planos de liberar conectividade via satélite em uma versão “Pro” de seu relógio inteligente, o Apple Watch. As informações são de Mark Gurman, jornalista da Bloomberg.
Especializado em vazamentos da Apple, Gurman já havia adiantado que a versão mais poderosa do smartwatch deve ser lançada ainda este ano. Porém, ainda não há confirmação se o recurso já estará na versão que deve ser apresentada em 7 de setembro no evento, que também deve marcar o anúncio do iPhone 14.
A intenção da empresa é que o recurso seja útil para usuários que façam atividades como trilhas em locais remotos, onde não há conexão via wi-fi. Dessa forma, a nova funcionalidade poderia ajudar a reportar possíveis emergências quando não houver outras possibilidades de comunicação.
A conectividade via satélite também deve chegar aos iPhones, mas ainda não há informações sobre se ficará disponível apenas na versão mais cara, a “Pro Max”, ou se outros smartphones da linha também terão suporte para o recurso.
Com foco em trabalhar sob condições extremas, o Apple Watch Pro deve ter uma construção em materiais mais resistentes, tanto no corpo quanto no visor, e ter uma atualização considerável na autonomia de energia, que, de acordo com informações preliminares, deve atingir até 24 horas, contra as 18 horas que a versão “padrão” pode alcançar.
Outras empresas já têm apostado em smartwatches mais robustos voltados para praticantes de trilhas ou ciclistas de longas distâncias que passam boa parte do tempo no meio da natureza, e portanto, sujeitos a locais com pouco ou nenhum sinal de internet.
Recentemente, a Samsung lançou o Galaxy Watch 5 Pro, com maior autonomia de energia e recursos como bússola e GPS integrado que não dependem de conexão de internet para serem utilizados.