Cumprindo uma promessa feita por Sundar Pichai durante a Google I/O em junho deste ano, os apps do Android começaram a aparecer no Chrome OS. A primeira leva de apps inclui Duolingo, Evernote, Sight Words e Vine, e o Google diz que está trabalhando com desenvolvedores selecionados do Android para disponibilizar mais nos próximos meses.

Esses novos apps são parte do projeto App Runtime for Chrome (Beta). Todos eles, exceto o Sight Words, são muito populares, mas também contam com websites dedicados e bem desenvolvidos, o que significa que os usuários do Chrome OS meio que já têm acesso a eles através do navegador. O Flipboard, um dos apresentados em junho, ainda não deu as caras, mas pode ser um dos próximos.

AndroidPixelSideBySide2

O Android tenta eliminar a necessidade dos desenvolvedores de adaptarem apps ou serviços ausentes na Chrome Web Store. Como destaca o Ars Technica, o projeto Android Runtime permite que os apps de Android rodem no Chrome como qualquer outro app do Chrome, o que significa que modificação e adaptação não são necessárias. Claro, os desenvolvedores podem otimizar para a plataforma se desejarem. É uma abordagem que elimina a dor de cabeça ao permitir a expansão da loja do Chrome OS para usuários e desenvolvedores. E se você tiver um app preferido que gostaria de usar pelo Chrome, pode fazer o pedido diretamente para o Google.

Durante o anúncio do projeto, Pichai disse que o Android Runtime estava “trabalhando em levar nossas experiências tanto para o Android quanto para o Chrome.” Esses quatro apps são um aperitivo do que vem pela frente. [Google via Ars Technica]