Você já viu aquele vídeo de um chapéu mexicano gigante em um parque de diversões que viralizou? Sem querer ser estraga prazeres, mas ele é totalmente falso. É uma boa animação gerada por computador.

O vídeo é baseado em um brinquedo real chamado Gyro Drop do parque de diversões sul-coreano Lotte World, mas o vídeo viral foi criado usando animação computacional mesmo. Até porque o original, na verdade, nem é um chapéu mexicano, mas um brinquedo do tipo drop tower.

O Gyro Drop, como você pode ver em um monte de vídeos do YouTube, é bem menor e não tão perigoso quanto parece no vídeo falso.

Agora, de onde este vídeo falso vem? Bem, infelizmente isto ainda é um mistério.

Alguns dos primeiros tuítes com este vídeo falso começaram a ser compartilhados por usuários tailandeses na última sexta-feira (13). Um usuário conseguiu mais de 1,67 milhão de visualizações. Um outro usuário que também conseguiu um monte de visualizações apagou o vídeo posteriormente por razões desconhecidas. O vídeo ainda está sendo bem compartilhado no Twitter e repostado por diferentes usuários.

O que parece ser o primeiro vídeo do YouTube com o vídeo falso também foi subido na plataforma durante a manhã de 13 de junho, publicado por um usuário identificado como ecstasythailand. Esse usuário do YouTube não tem muitos vídeos e outros que estão por lá são pequenos trechos de filmes e de programas de TV de outras fontes — não havia animações originais. Assim, parece improvável que o ecstasythailand tenha criado o vídeo.

Você sabe quem criou este vídeo viral? Nós adoraríamos saber de vocês. O primeiro passo é identificar que algo é falso, mas é mais satisfatório entender quem fez e o porquê.