Aquele vídeo no YouTube com 24 horas de tela preta já tem 40 milhões de views

No ar há cinco anos, um vídeo com nada mais que uma tela preta sem áudio nenhum conta com 40 milhões de visualizações
YouTube tela preta 24 horas
O canal conta com mais de 65 mil inscritos e 150 milhões de views. Imagem: YouTube/Reprodução

No ar há longos cinco anos, um vídeo no YouTube com o título “+ de 24 horas de pura tela preta em HD!” continua bombando na audiência: a publicação já alcançou 40,2 milhões de visualizações. Dá para explicar o fenômeno? Confira abaixo.

Ao todo, o canal CandRfun, que conta com este e diversos outros vídeos similares, tem pelo menos 150 milhões de visualizações. O dono da conta é um sujeito chamado Noah. O “Black Screen Guy”, como ele mesmo se apresenta, conquistou 65 mil inscritos.

A grande maioria das publicações do canal são parecidas, com vídeos de telas em branco, vermelho ou em preto por várias horas seguidas. É literalmente apenas isso – uma tela sem nada acontecendo, sem som, por 24 horas, um minuto e 27 segundos, exatamente, no caso desse último “hit”.

Nos comentários, os espectadores tentam explicar e brincam. “Como é que isso não está nos cinemas?”, escreveu um dos usuários que comentaram a postagem. “A história, as personagens e a atuação são uma obra-prima! Especialmente em 1:23:53, quando a escuridão representa o vazio, é tão bonito”, comentou outra pessoa.

Ao contrário do que muitos pensam quando abrem o vídeo, de fato, nada acontece.

Qual o grande apelo desse vídeo no YouTube?

Esses vídeos com duração absurda têm feito muito sucesso no YouTube. E não é de agora. Anteriormente, muitos conteúdos assim bombaram no Brasil. Um deles é o remix de uma cabra balindo o refrão de uma canção da cantora e compositora Taylor Swift, que conta com 3,7 milhões de views.

Há uma abundância de posts assim na plataforma e a razão do prazer sinistro de muitos ainda é um mistério. Uma delas pode ser uma finalidade prática: deixar o vídeo rolando para manter o computador ou celular com a tela ligada. É a explicação de um dos usuários nos comentários do vídeo com 40 milhões de views.

Pode-se encontrar muitos outros exemplos assim no YouTube, como um vídeo de 10 horas com nada mais do que um ventilador ligado na tela. Bem como diversos vídeos do céu com as nuvens passando.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas