O governo da Arábia Saudita apresentou o conceito do Mukaab, o projeto de um novo arranha-céu em forma de cubo que pretende ser a maior estrutura já construída pelo homem. Ele terá nada menos que 400 metros de altura, e a mesma largura e comprimento.
A infraestrutura será construída no distrito de New Murabba, localizada a oeste da capital Riad. Ele terá ao todo 2 milhões de metros quadrados de área construída – sendo 20 vezes maior que o edifício Empire State, de Nova York.
O Mukaab abrigará uma torre interna em espiral envolta por uma espécie de cúpula que usará tecnologias digital e virtual. Ela promete projetar imagens para oferecer uma experiência imersiva 360º aos seus visitantes.
Além disso, ele contará com uma infinidade de atrações culturais, turísticas e comerciais, assim como unidades residenciais, hoteleiras e recreativas. O design será inspirado na arquitetura Najdi moderna – um estilo nativo da Arábia Saudita –, tendo o seu exterior com um acabamento dourado.
Uma visão do novo e futurista prédio pode ser visto no vídeo abaixo:
A previsão é que o arranha-céu seja concluído até o ano de 2030. Ele deverá ser o principal empreendimento da região central de New Murabba, que também receberá novas áreas verdes, trilhas para caminhadas e ciclismo, além de um sistema de transporte exclusivo.
A região deve receber ainda um novo museu, uma universidade de tecnologia e design, bem como um teatro imersivo. O empreendimento deve criar (ainda) mais de 104 mil residências, além de 980 mil metros quadrados de espaços comerciais, 1,4 milhão de metros quadrados de escritórios, ativos de lazer e instalações comunitárias ao redor do novo arranha-céu.
O projeto foi apresentado pelo príncipe herdeiro Mohammad bin Salman, com o objetivo de tornar Mukaab em um edifício icônico em seu país – da mesma forma que é hoje a Torre Eiffel, em Paris, ou a Estátua da Liberdade, em Nova York. A ideia é que a estrutura impulsione o turismo na Arábia Saudita.