A Arduino é um dos principais nomes quando se trata de eletrônicos faça-você-mesmo, e agora a empresa aposta na impressão 3D com a Arduino Materia 101.

Esta impressora PLA está sendo criada com o objetivo de “facilitar o acesso ao mundo da impressão 3D e prototipagem rápida”. É um objetivo compartilhado com as dezenas de impressoras 3D no Kickstarter e Indiegogo, e também com a maior empresa em impressão 3D acessível, a MakerBot.



Mas esta missão democrática não é a única coisa que as duas empresas têm em comum: o design da Materia 101 é semelhante ao da MakerBot Cupcake CNC, que tem código aberto. A impressora tem um microcontrolador Arduino Mega 2560 e será criada em parceria com a Sharebot, empresa de impressão 3D com sede na Itália (assim como a Arduino).

Você só poderá comprar a impressora diretamente da Arduino: a Materia 101 custará US$ 800 como um kit, ou US$ 1.000 se for pré-montada. E com o legado da Arduino para projetos de código aberto, esta impressora pode ser o que você quiser.

A Arduino Materia 101 será apresentada oficialmente na Maker Faire Rome, que começa em 3 de outubro – então saberemos mais sobre sua disponibilidade, inclusive para o Brasil. Confira as especificações completas da impressora no link a seguir: [Arduino via TechCrunch]

Foto por Arduino