O Museu Fitzwilliam, em Cambridge, recentemente restaurou o sarcófago de uma múmia de três mil anos usando estruturas de Lego. O sarcófago, agora, está como era na sua época de glória, completo com um sistema de suporte baseado em Lego por dentro. É apenas mais uma prova de que não há nada que algumas peças de Lego não consiga fazer.

O projeto foi extremamente arriscado. Os curadores consideraram vários métodos para a restauração, e determinaram que remodelá-lo usando umidade para suavizar o cartonado danificado era a melhor aposta. Entretanto, aplicar água ao material em qualquer forma representa um risco elevando e poderia resultar em um colapso ainda pior. A única forma de aplicar água de maneira controlada era virando virando a cartonagem, o que parecia virtualmente impossível.



Sarcófago detonado

“O sarcófago foi encontrado em Ramesseum, Tebas, em 1896. A face de madeira dourada fora extraída por ladrões e a múmia, removida. A cartonagem é um material egípcio único, geralmente com apenas alguns milímetros de espessura, composto por camadas de gesso, linho e cola. É notavelmente rígido, mas também bastante sensível à umidade. Em algum momento, Hor foi exposto a condições adversas e cedeu dramaticamente nas áreas do peito e face. Isso causou problemas estruturais e também rachaduras e instabilidades sérias à pintura decorativa. Houve algunas tentativas de reparo e restauração, a maioria provavelmente nos primeiros anos em que a peça esteve no Muse.”

Lego ao resgate

O Departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge colaborou com os esforços dos restauradores e usaram a restauração como um projeto de conclusão de curso. O acadêmico David Knowles se juntou à restauradora Sophie Rowe para encarar o desafio. Knowles fez uma estrutura para suspender (a múmia) Hor, enquanto Rowe começou a trabalhar na remodelação.
Após remodelar o peito e a face, a superfície estava estável e Knowles “projetou e construiu um suporte para o sarcófago”:

“Uma parte essencial disso é o suporte interno, que garante que a estrutura não entrará em colapso novamente no futuro. Seis pequenas estruturas leves e engenhosas feitas de Lego foram colocadas na cavidade do peito. Elas são ajustáveis usando roscas e acolchoadas com uma espuma que ficam em contato com a antiga superfície.”

Nunca canso de me impressionar com Lego. [Patheos]

Suporte feito de Lego