Para quem é fã de arte e adora brincar com filtros de realidade aumentada, o Google está lançando um novo recurso bem divertido para o aplicativo Google Arts & Culture. Ao acessar o app, os usuários agora poderão tirar uma foto ou fazer um vídeo utilizando filtros que transformam a pessoa em uma obra de arte e outros que permitem “vestir” peças que pertencem ao acervo de diferentes museus.

De acordo com o Google, são cinco filtros de realidade aumentada disponíveis: você pode se transformar no Van Gogh, na Frida Kahlo, ou na Moça com Brinco de Pérola, ou ainda vestir um tradicional capacete Samurai e um colar do Egito Antigo. Se você for testar, vale conferir o filtro do Van Gogh, que reage à expressão facial da pessoa. Para utilizá-los, basta clicar no ícone da câmera na parte inferior do aplicativo e selecionar o Art Filter.

GIF: Google

Assim como outros recursos do Arts & Culture, o Art Filter também tem caráter educativo. Ao clicar em um dos filtros disponíveis, são exibidas informações sobre a peça e um link com mais curiosidades e explicações sobre o contexto em que as obras surgiram.

Segundo o Google, o recurso foi criado utilizando os princípios de inteligência artificial da empresa, com processamento de imagem baseado em aprendizado de máquina.

[Google]