_Tecnologia

8 obras de arte incríveis esculpidas inteiramente por impressoras 3D

Esta semana, no 3D Printshow, o Gizmodo deu uma espiada em algumas esculturas bem impressionantes, feitas inteiramente por impressoras 3D. A exposição, organizada pela Adobe e Shapeways, mostra como você pode criar arte deslumbrante usando apenas o Photoshop e uma impressora 3D. E também muito talento, claro, mas isso não dá para comprar. Nós conversamos […]

Esta semana, no 3D Printshow, o Gizmodo deu uma espiada em algumas esculturas bem impressionantes, feitas inteiramente por impressoras 3D. A exposição, organizada pela Adobe e Shapeways, mostra como você pode criar arte deslumbrante usando apenas o Photoshop e uma impressora 3D. E também muito talento, claro, mas isso não dá para comprar.

Nós conversamos com dois artistas sobre suas esculturas móveis em larga escala, e fizemos um passeio pela galeria para ver mais obras impressas em 3D. Aqui estão as nossas favoritas.

Obama Voice Sculpture, por Gilles Azzaro

Gilles Azzaro transformou um trecho de um discurso feito por Barack Obama – no qual ele menciona impressão 3D – em uma representação física do som. A onda impressa em 3D usa sua altura, profundidade e largura para representar, respectivamente, o volume, tom e duração do discurso.

A onda tem 1,5 m de comprimento, é impressa em várias seções, e usa um material preto brilhante que lembra discos de vinil.

“Eu trabalho com o invisível”, diz Gilles. “Eu transformo o som invisível em algo que você pode ver e até tocar.” De fato, a obra dá peso e presença à intangibilidade da voz humana.

Um laser verde percorre a obra ao mesmo tempo em que o discurso é proferido; ele é ativado por um sensor de movimento. Veja como funciona:

Monochromatic Radiance, por Joshua Harker

A escultura cinética de Joshua Harker é construída a partir de 2.000 peças. Ela transforma o movimento de um volante operado à mão em ondas senoidais que se irradiam para fora ao longo das 12 bobinas. Trata-se de uma personificação física das ondas que compõem as 12 notas em uma escala musical, e os 12 tons no círculo cromático.

Esta complexa engenhoca levou milhares de horas para ser criada, impressa em etapas ao longo de um período de três ou quatro meses. Joshua usou a impressão 3D pela primeira vez em um ambiente industrial, e a mecânica minúscula de sua máquina – incluindo as pequenas engrenagens e varetas – evocam a beleza funcional de uma fábrica da virada do século.

Abaixo, seguem alguns dos nossos outros destaques favoritos do show. Você pode ler mais sobre estes trabalhos aqui.

Cadeira feita com letras e números


Pequenas esculturas por Monika Horčicová e Dušan Váňa


Uma pilha de animais


Um conjunto de rostos


Elmos e armaduras, por Russ Ogi


Cidades em minuatura

Imagens e vídeo por Nicholas Stango

Sair da versão mobile