A NASA disponibilizou um feed de vídeo em que mostra imagens ao vivo do espaço captadas pelas câmeras da espaçonave Orion, durante a missão Artemis 1.
Ao todo, a Orion possui 16 câmeras a bordo – incluindo internas e externas – para documentar a sua viagem de ida e volta à Lua. No caso das câmeras externas, quatro delas estão fixadas em cada um dos 4 painéis solares, o que apresenta uma visão 360 graus da nave.
Também há câmeras apontadas para o módulo de serviço da missão, para avaliar a saúde geral da nave, além de tirar selfies da Orion com a Terra ou a Lua ao fundo. Existe ainda uma câmera utilizada na navegação e que fez fotos próximas da superfície lunar na última segunda-feira (21).
Essas imagens e vídeos coletados pelas câmeras Orion estão disponíveis em uma variedade de formatos, desde a definição padrão até o 4K. A transmissão com as imagens ao vivo da nave pode ser vista abaixo:
Durante a transmissão não há áudio, mas é possível ver de tempos em tempos a Terra e a Lua na imagem. Porém, a maior parte do tempo o vídeo mostra apenas a nave Orion de diferentes ângulos. Como as câmeras estão configuradas para ver os detalhes da nave, a rápida exposição não permite captar as estrelas no céu.
A NASA ressalta que em determinados períodos o vídeo mostrará apenas o logotipo da missão, o que indica que a nave está fora do alcance da rede de comunicação com o controle da missão. Além disso, quando a tela está preta significa que a Orion está na sombra da Terra ou da Lua.
Devido às limitações de largura de banda no link de comunicação da espaçonave – que está priorizando a transmissão de dados críticos da missão para a NASA –, a qualidade do vídeo ao vivo será menor.
A missão Artemis 1 decolou no último dia 16 de novembro e terá uma duração total de 25 dias. O objetivo é testar o foguete SLS (Sistema de Lançamento Espacial) e o nave Orion em uma viagem de ida e volta à Lua, simulando uma viagem real. Se tudo ocorrer como o planejado, a missão seguinte — a Artemis 2 –, deverá realizar o mesmo caminho, mas com astronautas a bordo.
A previsão é que a nave Orion retorne à Terra no próximo dia 11 de dezembro, quando ela pousará com a ajuda de um paraquedas no Oceano Pacífico, próximo à costa dos Estados Unidos.