Artemis 2: veja estágio central de foguete que levará humanos à Lua em 2024
A missão Artemis 2 está programada para o ano de 2024. Na época, a equipe da NASA enviará astronautas para orbitar a Lua. Os viajantes estarão a bordo da espaçonave Orion, impulsionada pelo foguete SLS (Sistema de Lançamento Espacial, na sigla em inglês).
O veículo espacial é considerado um dos mais poderosos já feitos em toda a história. Na última semana, as equipes integraram totalmente as cinco estruturas principais que formam o seu estágio central.
A seção em que serão colocados os quatro motores RS-25 também já foi aplicada. Essa é uma parte complexa do foguete, pois abriga os motores e outros sistemas vitais de fornecimento de combustível do veículo. Além disso, é uma área repleta de cabos e sensores.
Nos próximos dias, a equipe da NASA deve adicionar os motores e acioná-los. O foguete tem 98 metros de altura e gera cerca de 4 milhões de kg de empuxo em sua decolagem.
Ele supera os ônibus espaciais — que tinham de 56 metros de altura e que levaram astronautas ao espaço entre 1981 e 2011. O SLS também é maior que os foguetes Falcon 9 e Soyuz, que levam hoje os tripulantes para a ISS (Estação Espacial Internacional).
No próximo dia 3 de abril, a NASA deve anunciar o nome dos três americanos e um canadense que voarão ao redor da Lua, durante a missão Artemis 2. O programa da agência espacial planeja viagens futuras para pousar a primeira mulher e a primeira pessoa negra na superfície da Lua, a partir de 2025.