O ano de 2023 marca o 50º aniversário da morte de Pablo Picasso. Para celebrar a data, o artista Dario Gambarin pegou seu trator e reproduziu um dos autorretratos do pintor em um campo em Verona, na Itália.
O artista escolheu a pintura cubista Les Demoiselles d’Avignon, que data de 1907. Confira:
A tela de Gambarin tinha cerca de 2,5 hectares. Como consequência, sua arte foi considerada o maior retrato de Picasso já feito. Infelizmente, a obra é temporária, já que o Sol, os ventos e a chuva acabam deteriorando a imagem com o passar dos dias e semanas.
O artista cria seus desenhos no campo logo após a colheita, antes que os agricultores plantem novas sementes. Para tornar o desenho possível, Gambarin o refaz diversas vezes em sua mesa, fixando-o na cabeça para depois executá-lo na terra.
O italiano escolheu retratar Picasso por considerá-lo uma inspiração. No entanto, o artista não é o primeiro famoso retratado de Gambarin.
Ele reproduziu John F. Kennedy, por exemplo, em seu 50º aniversário de morte, no ano de 2013. Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, e Barack Obama, ex-presidente dos EUA, também já foram retratados pelo artista. Leonardo Da Vinci e Edvard Munch são outros pintores que também receberam homenagens do italiano.
As peças de Gambarin costumam levantar questões ambientais, religiosas e de justiça social. Veja outras artes do italiano em seu site oficial.