Enquanto o metaverso dá seus primeiros passos no Brasil, uma iniciativa começa a chamar atenção online: é o Museu.xyz, um espaço virtual para experimentar a arte e cultura digital brasileira.
Criado em 2021, o museu começou com espaços na plataforma Cryptovoxels e está expandindo para o Decentraland e Sandbox. Por isso, é um museu descentralizado e mantido a partir da cocriação entre artistas, pesquisadores e instituições.
Os ambientes do Museu.xyz nas plataformas de metaverso vão realizar exposições, festivais e eventos online. Uma das programações inclui a Galeria Genesis, que apresenta coleções de NFTs brasileiros em exposição permanente.
Tem a ver com dois dos objetivos do projeto, que incluem se tornar um agregador de arte digital brasileira e organizar um acervo histórico de eventos relacionados à cripto arte no país, uma nova cena cultural.
O museu também se coloca como um espaço de aprendizado para quem quer aprender mais sobre o mundo dos metaversos. O plano é consolidar mini tutoriais sobre NFTs, blockchain, web3 e outros temas ligados ao mundo da realidade virtual.
Para isso, a iniciativa vai oferecer workshops e oficinas para iniciantes. Todos os eventos serão gratuitos e acontecerão online.
O acervo também contará como um importante acervo de pesquisa e informação. Nesta área, o museu tem parceria com o Programa de Pós-graduação em Mídias Criativas da Escola de Comunicação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Agora, o Museu.xyz conta com sete programações em andamento. Acesse aqui.