Cultura

Artistas reagem contra Kanye West com dedo do meio em vídeo falso

Vídeo de IA mostra artistas contra falas nazistas de Kanye West; Scarlett Johansson reage e fala sobre deepfake
Imagem: Reprodução/Instagram/Wikimedia Commons

Um novo vídeo viral mostrou celebridades judias, como Adam Sandler e Scarlett Johansson, protestando contra o antissemitismo do rapper Kanye West. Mas tem um detalhe: o vídeo foi feito por IA (inteligência artificial).

As imagens mostraram um grupo de celebridades vestindo uma camiseta com a ilustração de um dedo do meio. Dentro dela, havia uma Estrela de Davi, símbolo do judaísmo.

O vídeo se encerra com a mensagem “Junte-se à luta contra o antissemitismo”. O criador é desconhecido, mas ele foi publicado pelo perfil @soutien.a.israel (“apoio a Israel” em francês) no Instagram.

O que aconteceu com Kanye West?

Recentemente, o site da marca de moda de Kanye West, a Yeezy, foi fechado após a liberação de camisetas estampando a suástica nazista. A plataforma Shopify se manifestou à imprensa sobre a remoção do músico, dizendo que ele violou seus termos.

Antes mesmo disso, na semana passada, West usou o X/Twitter para se afirmar nazista e dizer que ama Hitler. Nesta terça-feira (11), ele desativou seu perfil após agradecer a Elon Musk por lhe “permitir desabafar”.

Em outubro de 2022, a rede social chegou a suspender a conta do rapper por violar suas diretrizes postando conteúdos de ódio contra judeus. Mas após Elon Musk assumir a empresa poucos dias depois, a página voltou ao ar. Entretanto, em dezembro do mesmo ano, o bilionário derrubou novamente o perfil do músico, que só retornou em agosto do ano seguinte.

Famosos se manifestam sobre antissemitismo e IA

Em uma declaração à People, Scarlet Johansson se manifestou contra o discurso de ódio, mas também contra o uso de deepfake.

“Família e amigos me trouxeram à atenção que um vídeo gerado por IA com minha imagem, em resposta a uma visão antissemita, está circulando online e ganhando força”, disse. “Sou uma mulher judia que não tolera antissemitismo ou discurso de ódio de qualquer tipo. Mas também acredito firmemente que o potencial de discurso de ódio multiplicado pela IA é uma ameaça muito maior do que qualquer pessoa que assuma a responsabilidade por isso. Devemos denunciar o uso indevido da IA, não importa sua mensagem, ou corremos o risco de perder o controle da realidade.”

Contudo, na vida real, alguns artistas chegaram a se manifestar sobre as polêmicas de Kanye. A atriz Isla Fisher, que também aparece no vídeo, pediu que as pessoas parassem de seguir Kanye. Além disso, no final de semana, David Schwimmer, de “Friends”, usou o Instagram para pedir que Elon Musk banisse West do X.

“Kanye West tem 32,7 milhões de seguidores em sua plataforma, X. Isso é o dobro de pessoas do que o número de judeus existentes. Seu discurso de ódio doentio resulta em violência na VIDA REAL contra os judeus”, escreveu.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas