
Artistas reagem contra Kanye West com dedo do meio em vídeo falso
Um novo vídeo viral mostrou celebridades judias, como Adam Sandler e Scarlett Johansson, protestando contra o antissemitismo do rapper Kanye West. Mas tem um detalhe: o vídeo foi feito por IA (inteligência artificial).
As imagens mostraram um grupo de celebridades vestindo uma camiseta com a ilustração de um dedo do meio. Dentro dela, havia uma Estrela de Davi, símbolo do judaísmo.
O vídeo se encerra com a mensagem “Junte-se à luta contra o antissemitismo”. O criador é desconhecido, mas ele foi publicado pelo perfil @soutien.a.israel (“apoio a Israel” em francês) no Instagram.
O que aconteceu com Kanye West?
Recentemente, o site da marca de moda de Kanye West, a Yeezy, foi fechado após a liberação de camisetas estampando a suástica nazista. A plataforma Shopify se manifestou à imprensa sobre a remoção do músico, dizendo que ele violou seus termos.
Antes mesmo disso, na semana passada, West usou o X/Twitter para se afirmar nazista e dizer que ama Hitler. Nesta terça-feira (11), ele desativou seu perfil após agradecer a Elon Musk por lhe “permitir desabafar”.
Em outubro de 2022, a rede social chegou a suspender a conta do rapper por violar suas diretrizes postando conteúdos de ódio contra judeus. Mas após Elon Musk assumir a empresa poucos dias depois, a página voltou ao ar. Entretanto, em dezembro do mesmo ano, o bilionário derrubou novamente o perfil do músico, que só retornou em agosto do ano seguinte.
Famosos se manifestam sobre antissemitismo e IA
Em uma declaração à People, Scarlet Johansson se manifestou contra o discurso de ódio, mas também contra o uso de deepfake.
“Família e amigos me trouxeram à atenção que um vídeo gerado por IA com minha imagem, em resposta a uma visão antissemita, está circulando online e ganhando força”, disse. “Sou uma mulher judia que não tolera antissemitismo ou discurso de ódio de qualquer tipo. Mas também acredito firmemente que o potencial de discurso de ódio multiplicado pela IA é uma ameaça muito maior do que qualquer pessoa que assuma a responsabilidade por isso. Devemos denunciar o uso indevido da IA, não importa sua mensagem, ou corremos o risco de perder o controle da realidade.”
Contudo, na vida real, alguns artistas chegaram a se manifestar sobre as polêmicas de Kanye. A atriz Isla Fisher, que também aparece no vídeo, pediu que as pessoas parassem de seguir Kanye. Além disso, no final de semana, David Schwimmer, de “Friends”, usou o Instagram para pedir que Elon Musk banisse West do X.
“Kanye West tem 32,7 milhões de seguidores em sua plataforma, X. Isso é o dobro de pessoas do que o número de judeus existentes. Seu discurso de ódio doentio resulta em violência na VIDA REAL contra os judeus”, escreveu.