Das sete maravilhas originais do mundo antigo, apenas uma ainda existe hoje: as maravilhosas grandes pirâmides de Giza. Mas existem outras estruturas antigas que também merecem a nossa atenção, de uma igreja de 2 mil anos de idade a um templo budista de 1000 anos feito de madeira. Ainda mais impressionante? Todas estas construções ainda estão em uso. Veja 17 destes tributos à engenharia humana abaixo:


A Basílica de Santa Sofia (também conhecida como Hagia Sophia) em Instambul, na Turquia, foi igreja, mosteiro e museu desde que foi finalizada no ano 537.

Daily Life Returns To Normal In Istanbul After Bombings

Foto: Scott Barbout/Getty Images


O Panteão, em Roma, foi construído como um templo por Adriano em 117 d.C., e se manteve em uso contínuo ao longo da história. É uma das construções mais bem preservadas de Roma, e agora funciona como um museu e uma igreja católica.

original (14)

Foto: Dark Rome Tours & Walks


A Igreja de Santa Sabina em Roma, construída em 422, não foi modificada desde então, e ainda é usada pela Igreja Católica.

original (13)

Foto: Agniulka/Wikimedia Commons


O Mausoléu de Adriano, em Roma, normalmente conhecido como Castelo de Santo Ângelo, foi finalizado no ano de 139 e convertido em um forte por volta de 400. Ainda é um forte (e um museu) hoje em dia.

original (12)

Foto: davidpc_


O Coliseu antigamente recebia 50 mil romanos para testemunharem o sangue e a violência dos lendários gladiadores. Por causa do seu estado arruinado, hoje ele recebe apenas algumas centenas de pessoas em alguns assentos plásticos temporários para eventos culturais caríssimos. Grandes concertos e eventos católicos são feitos na parte de fora, usando o Coliseu como imagem de fundo.

Pope Francis Attends Via Crucis At The Colosseum

Foto: Franco Origlia/Getty Images


O Teatro de Marcelo já foi o maior teatro a céu aberto de Roma – construído nos primeiros anos da República. A construção já passou por grandes modificações ao longo da sua história. Hoje em dia, a parte superior serve como apartamento.

original (10)

Foto: Mark Turner


A Ponte Fabricio, em Roma, foi construída em 62 a.C. A ponta permanece praticamente sem modificação, e ainda é atravessada por milhares de romanos hoje em dia.

original (9)

Foto: Tomaž Štolfa


Esta é a Ponte da Caravana sobre o rio Meles em Izmir, na Turquia. Ela foi construída por volta de 850 a.C., o que faz com que ela tenha atualmente mais de 2.860 anos de idade – o que a qualifica como a ponte em funcionamento mais velha do mundo.

original (8)

Foto: Murat AY/Panoramio


Da mesma forma, a Basília da Natividade, em Belém, na Cisjordânia, construída em 565, é uma das igrejas mais velhas do mundo – hoje em dia, ela ainda está em atividade.

Israeli Defense Forces

Foto: Nadav Neuhaus/Getty Images


O Pântano de Proserpina (Mérida, Espanha) data do primeiro ou segundo século depois de Cristo, e alimentou o aqueduto romano levando água para cidades próximas. Esta antiga barragem ainda é usada por agricultores locais para irrigar as lavouras.

Proserpina¥s Roman Dam, Merida

Foto: JMN/Cover/Getty Images


Muitos dos templos com mais de mil anos de idade em Angkor, no Camboja, ainda têm serviços religiosos.

original (5)

Foto: Attila Nagy/Gizmodo


O Templo Nanchan é um templo budista próximo à cidade de Doucun em Wutaishan, na província Shanxi, na China. Foi construído em 782, e o Hall do Grande Buda é a construção em madeira mais antiga e preservada da China.

original (4)

Foto: Zeus1234/Wikimedia Commons


A Basílica de Constantino, em Trier, na Alemanha, é um palácio e basílica romana que foi construída no começo do século IV. Hoje em dia é usada como congregação pela Igreja Evangélica na Renânia.

original (3)

Foto: Berthold Werner/Wikimedia Commons


O Acoma Pueblo, também conhecido como “Cidade do Céu”, é uma aldeia nativa americana localizada a oeste de Albuquerque, no Novo México. As tradições tribais de Acoma estimam que eles vivem naquela vila há mais de dois mil anos.

original (2)

Foto: tunnelarmr


A Mesquita de Uqba (ano 670) também conhecida como a Grande Mesquita de Kaurouan, na Tunísia, é uma das mesquitas mais antigas do mundo.

original (1)

Foto: Andrew Watson


O Stonehenge ainda é um lugar com significado religioso para algumas culturas.

Druids Celebrate Winter Solstice At Stonehenge

Photo: Matt Cardy/Getty Images


A Torre de Hercules é um farol romano antigo próximo a Coruña, na Galícia, na Espanha. A estrutura tem quase 1.900 anos de idade e ainda é usada atualmente.

original (24)

Foto: Alfonso Maseda


A lista não está completa, e certamente esquecemos de algumas construções importantes. Se lembrar de alguma, poste nos comentários!