As 5 cidades mais habitáveis ​​do mundo em 2023

Ranking analisa estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, além de educação e infraestrutura para classificar as cidades mais habitáveis. Veja o Top 5
As 5 cidades mais habitáveis ​​do mundo em 2023
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

O índice de habitabilidade da EIU (Economist Intelligence Unit), que elege as 173 cidades mais habitáveis do mundo, divulgou recentemente seu ranking de 2023. A pesquisa, realizada de 13 de fevereiro a 12 de março, classifica as opções com pontuações de 1 a 100 em cinco categorias: estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura.

Este ano, os resultados melhoraram significativamente, tendo sua pontuação mais alta em 15 anos. O índice médio das 172 cidades (excluindo Kiev, na Ucrânia) atingiu 76,2 em 100, acima dos 73,2 do ano passado. Apenas os níveis de estabilidade caíram, devido aos casos de agitação civil, corrupção e crime ao redor do mundo.

A melhoria é um reflexo da diminuição das restrições da pandemia de Covid-19, bem como melhorias na saúde e educação em diversas cidades. A assistência médica teve a maior alta entre as pontuações, com ganhos menores para educação, cultura e meio ambiente e infraestrutura.

1. Viena, Áustria

Viena combina estabilidade, cultura e entretenimento, infraestrutura confiável e serviços exemplares de educação e saúde, deixando a desejar apenas em eventos esportivos. Além disso, não é a primeira vez que a capital austríaca lidera o ranking, tendo ocupado o topo em oito das 10 últimas pesquisas, com exceção apenas no auge da Covid-19.

2. Copenhague, Dinamarca

Assim como Viena, cujos famosos museus e restaurantes enfrentaram restrições para conter a pandemia, Copenhague é outra alta frequente no ranking do EIU. Em 2023, a cidade manteve sua posição na lista em relação ao ano passado.

3. Melbourne, Austrália

Após uma forte queda em 2022, as cidades australianas se recuperaram no ranking este ano. Com suas pontuações subindo na área da saúde após ondas de contágio causadas pelo vírus da Covid, Melbourne tirou o terceiro lugar de Frankfurt, na Alemanha.

4. Sydney, Austrália

A capital Sydney é outra cidade da Austrália que subiu e desceu no ranking durante a pandemia, com prejuízos em seu sistema de saúde. Agora, ela ocupa a terceira posição no lugar de Amsterdã, capital da Holanda, na Europa Ocidental.

5. Vancouver, Canadá

Em quinto lugar, Vancouver é a cidade com melhor pontuação no Canadá, superando Calgary e Toronto, também no Top 10. Além disso, suas pontuações de estabilidade aumentaram em comparação com o ano passado, quando foram impactadas por protestos anti-vacina.

Você pode conferir mais da lista no EIU no site do ranking.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas