_Curiosidades

As 5 mais lidas da semana no Giz Brasil

As mais lidas do Giz Brasil da semana entre 16 e 21 de outubro incluem um estudo inédito sobre as origens da esquizofrenia e rituais maias

As 5 mais lidas da semana no Giz Brasil

Imagem: Norbert Kundrak/Unsplash/Reprodução

Terminou mais uma das 354 semanas de outubro. Nos últimos dias, nossos leitores amaram o estudo do Chile que traz novas evidências sobre o que pode causar a esquizofrenia. Esse é um tema super atual, porque, até hoje, ninguém conseguiu explicar ao certo as razões para o distúrbio. 

O que também foi motivo de muita curiosidade foi o fio azul enrolado nos dentes das vítimas de sacrifícios maias. Você tem um palpite? 

O peixe-lua encontrado em Portugal, um livro perdido de Galileu Galilei e o peixe pirarucu nos rios de São Paulo – uma presença bastante incomum – também são destaques. Arrasta para baixo para ver mais detalhes dessas reportagens pra lá de interessantes! 

Estudo do Chile traz indícios sobre o que pode dar início à esquizofrenia

A esquizofrenia é uma doença neuropsiquiátrica que faz com que pessoas tenham alucinações e entrem em estado crônico de psicose. Imagem: Mario Heller/Unsplash/Reprodução

A pesquisa com células-tronco encontrou evidências de que a origem da esquizofrenia tem relação não só com o sistema nervoso, mas também com o sistema circulatório. Leia a reportagem aqui para entender o que isso significa. 

Encontrado fio azul misterioso em dentes de vítimas de sacrifício maia

Imagem: Linda Scott Cummings/PaleoResearch Institute/Reprodução

Tudo indica que as vítimas de sacrifício foram amordaçadas antes de serem mortas em rituais no Período Clássico (entre os anos de 250 a 925). Leia aqui para saber mais. 

Peixe-lua encontrado em Portugal é o mais pesado do mundo

Imagem: The Atlantic Naturalist Association/YouTube/Reprodução

Pescadores da ilha portuguesa de Açores encontraram um peixe com inacreditáveis 2,7 toneladas (!). É o maior peixe ósseo já visto. Veja por que essa descoberta é importante para a ciência.

Após 400 anos, livro perdido de Galileu Galilei é reencontrado

Página da obra “Considerazioni Astronomiche di Alimberto Mauri”, escrita por Galileu Galilei sob pseudônimo em 1606. Imagem: Universidade Ca’ Foscari/Reprodução

Spoiler: era um livro escrito pelo “pai da ciência moderna”, mas assinado com outro nome. Entenda quando e por que Galileu fez isso aqui.

Presença do peixe pirarucu em rios de São Paulo preocupa cientistas

Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

O que um peixe de três metros, 200 quilos e natural da Amazônia está fazendo nos rios de São Paulo? Essa reportagem responde.

Sair da versão mobile