iOS 6, você está cheio de surpresas. O novo futuro cérebro do seu iPhone e iPad está mais adorável do que nunca e recheado de recursos sobre os quais vale a pena falar. Mas e as coisas que não foram comentadas?  Veja aqui algumas adições bem bacanas.

Acorde com uma música



Música como alarme.

O toque Marimba está um pouco batido. Agora você pode escolher qualquer música no seu iPhone como alarme a partir do app do Relógio. Ride of the Valkyries funciona bem, como qualquer coisa do Waka Flocka. Beach House e Fiona Apple já não são tão eficientes no sentido de tirá-lo da cama pela manhã. Há anos existem apps que oferecem essa funcionalidade, mas agora ela está embutida e, dessa forma, é melhor.

Menu de compartilhamento mais bonito e fácil de usar

Compartilhamento.

O antigo era feio! Era só uma lista monótona! Agora, se você quiser compartilhar aquela foto legal que acabou de tirar, será apresentado a um belo grid de serviços — email, Facebook, Twitter, SMS — para escolher. É mais mais agradável de olhar e mais fácil de compartilhar.

Poderes de privacidade

Privacidade.

Este é simples: existe agora uma lista nas configurações de todos os apps que requisitaram acesso à sua localização, contatos, calendários, lembretes e fotos. Ative ou desative os privilégios conforme achar melhor.

Suas (estranhas) palavras salvas na nuvem

Dicionário na nuvem.

Se você usa repetidamente uma palavra que não está no dicionário padrão da Apple (como aquele apelido meloso com o qual chama sua namorada), o iOS para de tentar corrigi-la e simplesmente a adiciona à lista de palavras reais. Agora essa lista com todas as suas gírias, piadas internas e abreviações fica guardada no iCloud, para sempre, disponível em todos os dispositivos. Pode escrevinhar como cê quisé, saca?

Um iPod moderno

Novo iPod.

O app de Música deixou de lado a skin antiga por uma vestimenta mais escura, simples e monocromática. Ela funciona do mesmo jeito, mas se aproxima do OS X no quesito aparência. Talvez você goste dela mais do que do antigo visual — e se não, de qualquer forma rapidamente você se esquecerá de como o anterior era.

iTunes/App Stores remodeladas

Novas lojas.

As lojas no seu iPhone nunca foram fáceis de usar: muitas listas, muitas seções, muita rolagem. No iOS 6 eles receberam uma recauchutada chique, que lembra bastante a glamourosa vitrine da Apple TV. As novas lojas também trazem uma rolagem horizontal esperta através de listas e categorias, que é menos ruim e permite incluir mais informações em telas que não sejam as de televisores. Álbuns em destaque, apps, vídeos e todos os outros gêneros vendidos têm belos gráficos. Eles não lhe custarão nada a menos, mas você terá menos controle na hora de gastar com downloads.

Marcação de novos apps

Destaque para novos apps.

Apps recém-instalados são adornados com uma faixa azul escrito “Novo” no canto superior direito.

Relógio no iPad

Relogião no iPad.

O iPad agora tem um app de Relógio para chamar de seu.