O Ubuntu 13.04 chegou. Ele vem com novas funções para melhorar a experiência com o Unity, incluindo mais integração com redes sociais, novas lentes para o Dash e um significante aumento de velocidade.

Muitas funções foram desenvolvidas a partir da versão LTS (long term support) anterior, outras foram criadas e algumas novidades extras foram adicionadas à mistura. Eis o que você vai encontrar.

Integração melhorada com redes sociais

ku-xlarge (1)

O painel de configurações de contas online do Ubuntu tem algumas novas funções bem práticas. Agora, quando você adiciona uma nova conta (do Twitter ou do Facebook, por exemplo), pode escolher quais apps do sistema terão acesso a ela. Quer que o Shotwell acesse suas fotos do Facebook, mas não quer usar o Empathy para o chat do Facebook? Você pode escolher isso com poucos cliques.

O Dash também tem uma nova lente Social (veja a imagem do começo do post), que permite que você veja atualizações de status de seus amigos e pessoas que você segue nos aplicativos que estão integrados com suas contas. Ele também notifica mensagens e menções, o que é bem legal.

Novas opções de gerenciamento de janelas

ku-xlarge (2)

O Ubuntu 13.04 adicionou alguns truques bacanas para lidar com os milhões de janelas que você abre de uma só vez. Se você está usando muitas janelas no Firefox, por exemplo, pode deixar o cursor do mouse sobre o ícone do programa no dock lateral e girar o scroll para mudar de tela. Também dá para clicar com o botão direito do mouse e escolher uma delas.

As múltiplas áreas de trabalho não estão mais ativadas por default, mas você pode ligá-las em Configurações > Aparência. Um novo ícone no dock mostra qual área você está atualmente usando. É uma sacada pequena, mas bem útil.

Uma nova lente social para fotos

ku-xlarge

Além da nova lente Social, você também vai encontrar uma lente Fotos no Dash. Ela contém imagens que você importou no Shotwell, assim como as que estão nas redes sociais que você ativou em Contas Online.

Menus de sincronização e Bluetooth melhorados

ku-mediumUsuários do Ubuntu One irão ver um novo e aperfeiçoado menu na barra de menus, com opções de compartilhar arquivos com um clique, ver as transferências atuais, entre outras.

Se seu computador tem Bluetooth, você também encontrará algumas melhorias pontuais na barra de menus, incluindo um interruptor para desligar ou ligar a conexão com apenas um clique.

Mudanças pequenas na aparência

originalA Canonical também fez algumas mudanças menores na cara do desktop. Trocar de janela agora tem uma nova animação que mostra onde a janela vai aparece. Outros itens pequenos também ganharam animações de esmaecimento. O dock, por sua vez, ganhou alguns poucos novos ícones. O Unity também tem um menu de desligar mais afinado com o resto da interface.

Melhor performance

Por último mas não menos importante, a versão 13.04 traz melhorias bem necessárias na velocidade do Unity. A experiência toda começou a ficar lenta em versões recentes. A Canonical corrigiu grande parte disso na nova versão. Provavelmente ainda há espaço para melhorar, mas ele está notavelmente mais rápido. Aliado com as novas funções, isso faz com que este atualização mereça uma chance.