Em vez de brincar com uma versão em miniatura de Twister com seus dedos para digitar múltiplas teclas em letras maiúsculas, símbolos ou outros atalhos, o teclado Finger-Aware observa as suas mãos para que as teclas respondam diferentemente dependendo de qual dedo você está usando.

Desenvolvido por Jingjie Zheng e pelo professor Vogel, da Escola de Ciência da Computação Cheriton da Universidade de Waterloo, esses atalhos que dependem do dedo que você usa eliminam a necessidade de apertar Shift para digitar algo em caixa alta – o que não é exatamente um grande esforço.

Usando um simples espelho inclinado que permite a uma câmera integrada ao laptop ver o teclado, os atalhos do Finger-Aware não exigem nenhuma modificação especial no hardware do computador. É tudo feito via software, que usa um processamento de imagem inteligente não apenas para determinar qual dedo está pressionando cada tecla, mas também o formato e posição das mãos do usuário.

Saber como uma tecla é pressionada permite diversos resultados diferentes. Pressione a letra “G” com o dedo indicador da sua mão esquerda e ele funcionará como em um teclado convencional, mas use a mão direita e ele pode iniciar uma busca no Google, por exemplo.

As teclas podem ser configuradas para fazer o que você quiser. Usuários do Photoshop, por exemplo, já usam atalhos para aumentar a eficiência e produtividade, mas essa abordagem permite ainda mais para melhorar o fluxo de trabalho. E tudo o que você precisa é de uma pequena atualização de software, e um espelho que pode ser impresso em 3D acima da tela do seu laptop. É uma tecnologia que pode facilitar muito a vida não só de designers gráficos como também profissionais em geral – vamos torcer para os pesquisadores comercializarem a criação deles.

[Jingjie Zheng via Gizmag]