Tecnologia

“Assassin’s Creed Shadows” ultrapassa 2 milhões de jogadores

Projeto superou outros "RPGs" da franquia como "Origins" e "Odyssey"
Imagem: Ubisoft/Reprodução

A Ubisoft revelou que “Assassin’s Creed Shadows” ultrapassou a marca de 2 milhões de jogadores. O título, o primeiro da franquia ambientado no Japão, passou por um processo de desenvolvimento conturbado. Inclusive, foi adiado duas vezes, mas vem sendo muito elogiado após seu lançamento.

A recepção positiva do game é uma vitória para a empresa francesa, que colecionou fracassos nos últimos anos em games como “Star Wars Outlaws” e “Skull and Bones”, por exemplo. O jogo mais recente da franquia já superou outros títulos recentes da série como “Origins” e “Odyssey”.

A polêmica de “Shadows”

Quando a desenvolvera anunciou um protagonista negro para a franquia, parte da comunidade criticou a escolha. Embora seja uma figura amplamente conhecida na cultura pop e adaptada para diversas mídias — tendo até recebido homenagem da Mocidade Alegre no Carnaval de São Paulo em 20223 –, a existência de Yasuke foi colocada em dúvida por fãs insatisfeitos da franquia.

Historiadores especializados no período feudal japonês argumentam que existem evidências históricas de que portugueses levaram um escravizado de origem africana para o Japão. Isso chamou a atenção por onde passou e ganhou certo destaque na corte de Oda Nobunaga, um dos principais feudais do período.

Porém, não existem evidências que atestem que Yasuke foi realmente um samurai. Alguns documentos mostram que o estrangeiro fez parte do círculo próximo. Além disso, ele serviu ao senhor feudal e lutou ao lado de seu filho, Oda Nobutada, antes de ser capturado e entregue a padres jesuítas portugueses.

Assassin’s Creed” sempre vem adaptando elementos históricos ocorridos na realidade. Porém, nunca a comunidade gamer havia questionado a precisão histórica de forma tão acalorada por parte da comunidade gamer. O jogo chegou a sofrer ameaças de boicote por supostamente tentar “lacrar” com um protagonista negro.

O jogo teve um processo de desenvolvimento conturbado, que incluiu uma série de imprecisões na construção do mundo. Muitos fãs japoneses ficaram irritados ao ver arquitetura chinesa na terra do Sol nascente. Isso demandou uma rápida ação da Ubisoft para resolver o problema.

Rumores

Alguns rumores surgidos durante o desenvolvimento diziam que, há alguns meses, a jogabilidade não estava tão polida. Para evitar um novo fracasso de um blockbuster milionário, os desenvolvedores optaram por adiar o lançamento do jogo. Ele sairia em novembro do ano passado, depois para fevereiro, e finalmente oficializou para 20 de março.

Além disso, um trecho com a destruição de um santuário também virou polêmica no Japão. Alguns parlamentares do país chegaram a cogitar pedir o banimento do jogo nos país, mas o jogo deve seguir disponível na região.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas