Ciência

Assim como humanos, peixes também deixam filhotes de castigo

Assim como os humanos, peixes de uma certa espécie deixam seus filhotes de castigo para melhorar a disciplina do cardume.
Universidade Metropolitana de Osaka/Divulgação

Cientistas da Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão, descobriram que peixes de uma espécie específica aplicam punições em seus filhotes, similar aos humanos, incluindo colocar os filhos de castigo.

whatsapp invite banner

Segundo o estudo, publicado na revista acadêmica Animal Behavior, os peixes da espécie Neolamprologus savoryi aplicam castigos para incentivar que os filhotes ajudem os pais nas tarefas.

Isso indica, de acordo com o estudo, habilidades sociais e cognitivas avançadas em animais invertebrados. Além disso, mostra uma similaridade com os humanos, que usam o castigo para promover a cooperação e manter a ordem social. Os peixes recorrem, inclusive, à punição física.

A espécie N. Savoryi foi escolhida pelos pesquisadores devido a sua natureza cooperativa durante a reprodução dos peixes. Alguns peixes ajudantes auxiliam os reprodutores dominantes em tarefas com a defesa do território contra intrusos ou a manutenção do abrigo para reprodução.

O estudo mostrou que os reprodutores dominantes atacam fisicamente os peixes ajudantes inativos, incluindo seus próprios filhotes, para promover a participação nas atividades cooperativas.

Esses peixes que sofreram punições físicas apresentaram um aumento na defesa do território. Em contrapartida, peixes ajudantes que trabalhavam ativamente não sofreram punições doso dominantes.

O estudo preenche uma lacuna no entendimento sobre a evolução do comportamento cooperativo e os mecanismos que os animais usam para sustentá-lo.

“Peixes, assim como humanos, utilizam habilidades cognitivas avançadas para sustentar suas sociedades. O nosso estudo nos faz reconsiderar a noção de ‘inteligência’ não apenas em peixes, mas em todo reino animal”, diz Satoshi Awata, co-autor do estudo.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas