_Tecnologia

Astronauta russo Oleg Artemiev posta outro vídeo especial para o Brasil

Ano passado, Oleg Artemiev postou outros vídeos do Brasil, sobrevoando o país no laboratório orbital da ISS. Saiba mais sobre o cosmonauta

Astronauta russo atropela colega depois de passar 560 dias no espaço

Imagem: NASA/Reprodução

O astronauta russo Oleg Artemiev compartilhou, nesta quarta-feira (24), um novo vídeo para seus seguidores do Brasil. As imagens mostram o país visto da ISS (Estação Espacial Internacional), em missão no espaço. “Continuamos nossa jornada espacial e em vídeo”, escreveu ao publicar as cenas no Instagram.

Ano passado, em 7 de setembro, data da Independência do Brasil, Oleg Artemiev postou outro vídeo do país. A publicação, ao som de “Chorando se foi”, do grupo Kaoma, repercutiu entre os brasileiros. Na legenda, deixou um “Olá Brasil”, enquanto mostrava a bandeira nacional nas imagens.

E essa não foi a primeira vez. Anteriormente, em agosto, o cosmonauta já havia feito outra postagem semelhante, destacando as cores vistas de cima. No vídeo, é possível ouvir a música “Mas que nada”, de Jorge Ben Jor. O vídeo mostra o Arquipélago do Bailique, na costa do Amapá.

Oleg Artemiev, de 51, voltou de sua terceira missão na ISS em 29 de setembro de 2022. Ele ficou 561 dias em órbita. Em suas redes sociais, o cosmonauta compartilha seu cotidiano na estação com seus mais de 750 mil seguidores. Em seus vídeos, ele já registrou passagens pela Venezuela, o Mar Negro e até mesmo o Estreito de Gibraltar.

Infelizmente, ao retornar à Terra, sua dificuldade de adaptação causou um acidente. Em outubro, Artemiev atropelou um colega nos arredores de Moscou, três semanas após sua última missão no espaço. SegundoAssociated Press, ele não viu um funcionário que atravessava a uma das ruas do centro de treinamento Star City durante a noite.

De acordo com a agência Roscosmos, ele estava sóbrio e imediatamente chamou a polícia e a emergência. Por fim, ele também prestou assistência de primeiros socorros ao colega. E o homem foi hospitalizado com várias fraturas.

Sair da versão mobile