Astronautas da ISS fazem foto espacial do “olho” gigante no Saara

As fotos foram captadas do espaço no último dia 17 e mostra a formação geológica conhecida como “Olho da África”, no meio do deserto do Saara.
foto espacial "olho" gigante no deserto do Saara
Imagem: Centro Espacial Lyndon B. Johnson/NASA/Reprodução

Astronautas da ISS (Estação Espacial Internacional) registraram uma foto espacial da Estrutura de Richat, uma gigante formação circular no Deserto do Saara, similar a um olho.

whatsapp invite banner

As fotos foram captadas do espaço no último dia 17 de julho e mostra a formação geológica conhecida como “Olho da África”, no meio do deserto do Saara, próxima à cidade de Ouadane, na Mauritânia.

Como a ISS orbita a Terra a cerca de 400 quilômetros de altitude, as fotos oferecem uma perspectiva aérea única dos 40 quilômetros de diâmetro da Estrutura de Richat.

A Estrutura de Richat recebeu o apelido “Olho da África” devido aos seus anéis concêntricos, que dão a aparência ocular.

Origem do “olho” no deserto do Saara

Por décadas, a origem dessa estrutura geológica enigmática foi assunto de estudos e debates científicos. Teorias iniciais afirmavam que o “Olho da África” se formou após o impacto de um meteorito. Assim, teria gerado a forma circular similar a outras crateras de impacto.

No entanto, um estudo de 2014 apresentou evidências que sustentam uma explicação alternativa. De acordo com a pesquisa, a Estrutura de Richat se originou pela atividade vulcânica. Além disso, em 2022, outro estudo apontou que o “Olho da África” é um domo anticlinal que foi criado pela intrusão de magma na crosta da Terra.

A composição do domo foi fundamental para gerar a aparência peculiar de “olho” da Estrutura de Richat que os astronautas fotografaram do espaço.

As erosões dos diferentes tipos de rochas da estrutura ocorreram em momentos diferentes, resultando na formação de cuestas (encostas com declives assimétricos).

Essas cuestas são responsáveis pelas estruturas em anéis que geram o formato observado pelas imagens do espaço.

Apesar de outras teorias sobre a origem da Estrutura de Richat, a comunidade científica concorda com a tese da formação vulcânica. A presença de formações geológicas similares na região reforçam ainda mais essa tese.

Além disso, a foto espacial que os astronautas captaram da ISS fornece dados valiosos para pesquisa científica sobre o “olho” no deserto do Saara.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas