Em fevereiro, na feira MWC, a Asus lançou um gadget curioso: um tablet com processador Intel que faz ligações. É, parece que a tendência de tablets que servem como celular – iniciada pela Samsung há alguns anos – está de volta ao Brasil: o Asus Fonepad estará disponível a partir de hoje por R$1.099.

O Fonepad é compatível com redes 3G, e pode fazer e receber chamadas. Vamos torcer que ninguém atenda o tablet colocando-o no rosto, como já vimos muita gente fazer com o Galaxy Tab original. Melhor usar um fone de ouvido Bluetooth, ou fones com microfone embutido, não?

Às especificações: ele tem processador Intel Atom Z2420 com um núcleo de 1,2 GHz, que possui Hyper-threading para “simular” dois núcleos. Sua tela IPS de 7″ com resolução 1200 x 800 é basicamente a mesma do Nexus 7. O phablet roda Android 4.1 Jelly Bean com pouca personalização da Asus.

A versão vendida no Brasil tem 16 GB de espaço interno, expansíveis via microSD de até 32 GB. Há 1GB de RAM, e uma câmera traseira de 3 megapixels que grava em HD, além de uma câmera frontal de 1,2 MP.

A Asus diz que a bateria de 4.270 mAh dura até nove horas exibindo vídeos, ou até trinta horas em ligação. São 11 mm de espessura e 340 g.

O Asus Fonepad está disponível a partir de hoje, em lojas de varejo, por R$1.099. Se a função de telefonia for crucial para você, melhor dar uma olhada em alternativas mais baratas como o Galaxy Tab 2 7.0, que também faz ligações na versão 3G. De todo modo, está aí uma opção para unir smartphone e tablet em um gadget só. [Folha]

Atualizado às 16h53