Ataques cibernéticos no Brasil cresceram 122% em julho

Ação de cibercriminosos no Brasil supera o índice registrado na América Latina; região teve aumento de 62% na comparação com julho de 2021
Ataques cibernéticos no Brasil cresceram 122% em julho
Imagem: Markus Spiske/Unsplash/Reprodução

Um levantamento do monitor Checkpoint Research apontou que a média de ataques cibernéticos semanais saltou 122% em julho no Brasil. O índice supera a média da América Latina, que registrou aumento de 62% no período. 

Pelo menos uma em cada 23 organizações latino-americanas enfrentou ataques semanais. No mundo, as ofensivas cibernéticas afetaram uma organização em cada 40 – um aumento de 59% na comparação com o mesmo período de 2021. 

Depois do Brasil, o país que mais sofreu com o aumento de ciberataques foi a França, com um aumento de 69% na comparação com julho de 2021. 

O relatório também apontou que organizações das áreas de Pesquisa e Educação são as mais visadas por hackers. A média chegou a quase 2 mil ataques contra entidades do setor por semana – mais que o dobro de ciberataques semanais enviados a outras áreas. 

Até agora, ransomwares são a principal ameaça, disse o monitor. Trata-se de um “sequestro de dados”: o ataque rouba ou criptografa dados e, depois, exige um pagamento para liberar as informações. 

Nesse caso, países da América Latina estão entre os mais visados. “Os agentes de ransomware aumentaram para o nível de estado-nação, mirando em todos os países entre a Costa Rica e Peru”, diz um relatório semestral. “O enorme potencial de ganho financeiro significa que o ransomware vai durar muito tempo e só vai piorar”. 

Assine a newsletter do Gizmodo

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas