Até Billie Eilish vai votar na próxima edição do Oscar; veja quem mais

Focada em aumentar a diversidade da Academia, lista conta com 397 pessoas, de 54 países. São sete brasileiros, incluindo o ator Selton Mello. Confira os novos indicados
Billie Eilish
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

O Oscar 2023 ainda está longe. Mas as novidades já estão chegando. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou na última terça-feira (28) a lista anual com os nomes que foram convidados para se tornar novos membros. 

Segundo informações divulgadas pela Variety, a lista é dividida entre atores e atrizes, cineastas, produtores, diretores, músicos e outros profissionais da indústria. 

Com 397 pessoas de 54 países, a relação conta com sete brasileiros, como o ator Selton Mello, os diretores Bruno Barreto (“Crô: O filme”, “Flores raras”) e Jeferson De (“Doutor Gama”), Emilio Domingos (“Favela É Moda”), a produtora Sara Silveira, a executiva Ilda Santiago e o engenheiro de som Waldir Xavier.

Além deles, também compõem a lista nomes ilustres, como Anya Taylor-Joy, Billie Eilish , Sheryl Lee Ralph, Caitríona Balfe, Jamie Dornan e a executiva da Disney, Dana Walden.

Entre os recém-premiados da lista, estão Troy Kotsur, primeiro ator surdo a vencer o Oscar pela atuação no filme “No Ritmo do Coração”, Jesse Plemons (“Ataque dos Cães”) e Ariana DeBose, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante pela atuação em “Amor, Sublime Amor”. Todos os nomes podem ser vistos no site da própria Academia, e estão separados por categorias.

 

Se todos os convidados deste ano aceitarem a adesão, o número total de membros da Academia chegará a 10.665, com 9.665 elegíveis para votar no 95º Oscar, marcado para 12 de março de 2023. A classe de votantes 2022 é composta por 44% de mulheres, 37% pertencem a minorias étnicas/raciais e 50% são de 53 países e territórios fora dos Estados Unidos. Há 71 indicados ao Oscar, incluindo 15 vencedores, entre os convidados.

O anúncio vai de encontro com iniciativas da Academia para tornar a premiação mais inclusiva e, consequentemente, menos branca, depois das últimas edições terem sido criticadas pelo público.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas