_Cultura

Ator Donald Sutherland, de “Jogos Vorazes” e “M.A.S.H”, morre aos 88 anos

Donald Sutherland, canadense que interpretou o presidente Snow na franquia "Jogos Vorazes", morreu de doença não revelada nesta quinta (20)

Donald Sutherland Presidente Snow Jogos Vorazes

Morreu nesta quinta-feira (20), em Miami, nos EUA, o ator canadense Donald Sutherland, aos 88 anos. Ele ficou conhecido por seus papéis como o Presidente Snow, em “Jogos Vorazes” (que vai ganhar novo filme), e Hawkeye Pierce, na comédia de guerra de 1970 “M.A.S.H”. De acordo com o The Hollywood Reporter, o artista foi vítima de uma “longa doença”.

Família e homenagens

Donald Sutherland deixa quatro filhos, a veterana supervisora ​​de pós-produção de Hollywood Rachel Sutherland, os atores Kiefer Sutherland e Rossif Sutherland, além de Angus Sutherland, executivo da CAA Roeg Sutherland. Tem ainda quatro netos e sua esposa, desde 1972, a atriz Francine Racette.

Na tarde desta terça, Kiefer publicou uma homenagem ao pai nas redes sociais. “Com o coração pesado, digo-lhes que meu pai, Donald Sutherland, faleceu”, escreveu. “Pessoalmente, considero um dos atores mais importantes da história do cinema. Nunca se deixe intimidar por um papel, seja ele bom, ruim ou feio. Ele amava o que fazia e fazia o que amava, e nunca se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida.”

Trajetória de Donald Sutherland

Nascido em 17 de julho de 1935, em Saint John, no Canadá, Donald McNichol Sutherland teve uma carreira de ator ao longo de seis décadas. Filho de um vendedor e uma professora de matemática, enfrentou a poliomielite quando jovem e estudou engenharia e teatro na Universidade de Toronto, onde se formou nos anos 1958. Posteriormente, trabalhou no teatro regional em Ontário e frequentou a Academia de Música e Arte Dramática de Londres.

Após atuar no terror “The Castle of the Living Dead” (1964), pegou dinheiro emprestado com o ator Christopher Plummer, de “A Noviça Rebelde” para viajar para os EUA e fazer um teste para “M.A.S.H”, papel que o estabeleceu internacionalmente.

Sutherland também participou de outros sucessos cinematográficos, como, por exemplo, o remake de “Orgulho e Preconceito”, de 2005. Além disso, atuou ao lado de Jane Fonda, sua então parceira na vida real, em um papel mais provocativo como um detetive particular que se apaixona por uma prostituta, “Klute” (1971).

Por outro lado, na televisão, em 1995, ganhou um Emmy e um Globo de Ouro por sua atuação no telefilme “Citizen X”, da HBO. Além disso, também recebeu um Globo pela minissérie “Path to War”, de 2002, e estrelou no drama da ABC “Commander in Chief”.

Clipe de Kate Bush

Mais recentemente, em novembro de 2017, recebeu uma estatueta honorária no Governors Awards, da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas do Oscar. Já na música, chegou a estrelar o clipe de “Cloudbusting”, de 1985, da cantora britânica Kate Bush. Veja abaixo:

 

Sair da versão mobile