O ator irlandês Michael Gambon, mais conhecido por interpretar Albus Dumbledore na franquia “Harry Potter“, morreu aos 82 anos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (28) através de uma declaração em nome da família de Gambon. A causa da morte foi pneumonia.
“Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia. Michael tinha 82 anos. Pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento doloroso e agradecemos por suas mensagens de apoio e amor”, diz o texto (via The Guardian).
Trajetória e obras de Michael Gambon
Gambon nasceu em Dublin, em 1940, e se mudou para a Inglaterra com sua família na mesma década. Aos 15 anos, deixou a escola, e sem receber treinamento formal de teatro, atuou em produções amadoras. Posteriormente, ele também trabalhou na construção de cenários antes de conseguir pequenos papéis como ator de teatro.
Para seus primeiros papéis profissionais, ele fingiu ter experiência, estreando em um pequeno papel em “Otelo”, peça na qual mais tarde foi protagonista. Mais tarde, ele fez um curso de atuação no Royal Court, em Londres. Entre os anos 1980 e 1990, chegou a ganhar um prêmio Laurence Olivier de teatro e uma indicação ao Tony, na Broadway.
No cinema, por outro lado, foi o segundo intérprete do professor Dumbledore, a partir do terceiro filme, “Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban” (2004), após a morte de Richard Harris em 2002. Já na televisão, fez sucesso na série de detetive “The Singing Detective” e no drama “Angels in America”. Ele ainda ganhou quatro prêmios BAFTA de TV, de acordo com o Daily Mail.
Por fim, na década de 2010, começou a se despedir dos palcos, dizendo em 2014 que tinha dificuldade em lembrar suas falas. Além de sua esposa Anne e seu filho Fergus, Gambon também deixa outros dois filhos, Tom e Will, com a cenógrafa Philippa Hart.