O Snapchat anunciou uma grande atualização hoje que provavelmente vai agradar adolescentes (e confundir os adultos). A grande mudança inclui o que a empresa está chamando de Chat 2.0 – um serviço de mensagens que facilita o envio de fotos, vídeos, GIFs, stickers e mais. Ela também inclui um novo recurso chamado Auto-Advance e uma atualização dos termos de serviço e da política de privacidade.

O TechCrunch detalhou todas as novas mudanças e descreveu como uma tentativa de tornar o Snapchat “a segunda forma mais vibrante de se interagir, depois de conversar pessoalmente.” É cedo dizer se vai ser assim mesmo, mas a empresa definitivamente apostou bem alto nisso.



snapchat-2

O Chat 2.0 – um conjunto de foto, vídeo e emoticons adicionados ao recurso de mensagens – é definitivamente a maior das atualizações.

A partir de agora, usuários poderão colar mais de 200 stickers nas conversas. (Entre outras coisas, isso explica um pouco a compra da empresa de avatares personalizados Bitstrips pelo Snapchat.)

Usuários também vão poder fazer ligações por vídeo ou voz usando o Snapchat. Eles poderão: adicionar anotações de áudio e vídeo, que são essencialmente GIFs com ou sem som; enviar mais de uma foto por vez em uma conversa e desenhar o que quiserem nelas; e enviar fotos enquanto estão em uma ligação de áudio ou vídeo. Por fim, isso tudo deve ser feito de maneira bem simples, sendo algo bastante fácil e intuitivo de usar.

snapchat-3

A plataforma atual de chat do app não faz nada disso, só permitindo que usuários se comuniquem entre si via mensagens de textos, emojis, imagens ou vídeos que logo são apagados.

Além da atualização do chat, as histórias dos usuários agora vão ser reproduzidas automaticamente de uma para a outra, o que significa que não será mais necessário clicar em cada uma delas separadamente. Isso provavelmente vai incomodar muitos usuários (como eu!). Pense em um anúncio com reprodução automática – vai inflar a contagem de visualizações do Snapchat, mas nada além disso. A política de privacidade e os termos de uso foram atualizados para deixar claro que os usuários garantem à empresa “uma série de direitos legais” em relação algumas partes do app. (Mais detalhes sobre isso aqui.)

snapchat-4

Se isso tudo é confuso para você, não se preocupe – eu uso o Snapchat regularmente, mas acho que os adolescentes vão rir de mim quando eu tentar usar alguns desses novos recursos. O que está claro, no entanto, é que o Snapchat não é o app de sexting da sua avó – ele está tentando de todas as formas deixar de ser marcado com o App de Sexting Mais Popular do Mundo.

Essa atualização parece uma forma de canibalizar todas as formas como um usuário interage, se apresentando assim como o único lugar necessário para comunicação online. Considerando que a maioria dos usuários ainda vai usar pelos recursos de chat e história, parece ser uma medida esperta.

Pelo menos esses recursos devem se dar melhor que a área Discovery, que colocam marcas brigando entre si para conquistar jovens.

[TechCrunch]