_Cultura

“Avatar 2”: elenco arrisca a vida e fica sem respirar embaixo d’água para gravação de cena

O diretor James Cameron submeteu elenco à uma série de exercícios respiratórios para cenas subaquáticas em “Avatar: O Caminho da Água”

Avatar maiores bilheterias

Imagem: Divulgação/20th Century Studios

Quem pensa que a vida de ator é fácil, se enganou. Para fazer as cenas de “Avatar: O Caminho da Água” bem realistas, o diretor da produção, James Cameron, decidiu implementar um treinamento um tanto diferente. Para isso, ele submeteu o elenco a exercícios para prender a respiração por um bom tempo em baixo d’água, para interpretar os personagens com naturalidade nas sequências submarinas.

Inclusive, Zoe Saldaña se orgulha do tempo que conseguiu atuar prendendo a respiração. Em entrevista ao The New York Times, a atriz afirmou que conseguiu filmar sequências completas de quase cinco minutos debaixo d’água, sem respirar. No entanto, ainda teve quem ficou à frente dela, batendo seis minutos e meio.

Na entrevista, Saldaña afirmou que o “primeiro passo é fingir até conseguir. Você diz ao seu chefe, ‘Sim, com certeza, estou tão animado’, e então é um horror completo, tipo, ‘O que eu vou fazer?’ Na melhor das hipóteses, você vai sair com uma aptidão totalmente nova, mas eu estava com medo'”, confessou. Ela também desmentiu um estereotipo: “Eu venho de gerações de habitantes da ilha, e a única coisa que as pessoas não sabem sobre a vida na ilha é que, se você é de ilhas que foram colonizadas, uma grande porcentagem de pessoas não sabe nadar”.

“Através do folclore, você é ensinado a amar o oceano como se fosse uma deusa, mas você o teme”, disse Saldaña, que ainda afirmou ser competitiva e ter conseguido ficar quase cinco minutos submersa. “Eu consegui quase cinco minutos. Isso é um grande feito, pessoal”, disse a atriz. Por outro lado, Sigourney Weaver, que está em seus 73 anos de idade, conseguiu permanecer seis minutos e meio sem ar. O maior recorde foi o de Kate Winslet, a atriz que entrou para o time de “Avatar” vai interpretar a guerreira Ronal, e alcançou os sete longos minutos sem respirar debaixo d’água.

“Kate é um demônio para a preparação, então ela se agarrou ao mergulho livre como algo em que ela poderia construir seu personagem. O personagem de Kate é alguém que cresceu debaixo d’água como um Na’vi adaptado ao oceano – eles são tão fisicamente diferentes dos Na’vi da floresta, que quase os classificaríamos como uma subespécie”, contou o diretor. “Então ela tinha que ficar totalmente calma debaixo d’água, e acabou que ela era natural”, concluiu Cameron.

Vale lembrar que no mesmo bate papo, como o Giz já havia noticiado, o diretor de “Avatar” aproveitou para alfinetar as produções de Marvel e DC. Em resumo, Cameron disse que os filmes de herói são pouco maduros. “Quando vejo esses filmes grandiosos e espetaculares — estou falando de vocês, Marvel e DC —, não importa o quão velhos sejam os personagens, todos eles se comportam como se estivessem na faculdade. Eles têm relacionamentos, mas no fundo não têm”, disparou.

Nesse sentido, Cameron ainda afirmou que os fãs de “Avatar” podem esperar por uma maior maturidade na relação entre Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldaña). O novo longa se passa 15 anos após o original e mostra Jake e Neytiri sendo pais. “Mas quando você se torna pai, você não pensa dessa forma. Para mim, enquanto pai de cinco, estou dizendo ‘o que acontece quando esses personagens amadurecem e percebem que têm responsabilidades além da sua própria sobrevivência?”, completou o cineasta.

Com direção e produção de James Cameron, e produzido por Jon Landau, o filme é estrelado por Zoe Saldana, Sam Worthington, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Cliff Curtis, Joel David Moore, CCH Pounder, Edie Falco, Jemaine Clement, Giovanni Ribisi e Kate Winslet. Veja o trailer:

Sair da versão mobile