_Cultura

“Avatar 2”: James Cameron alerta que filme será longo e recomenda pausas para xixi

Em entrevista, diretor reclamou de quem acha o filme extenso demais e rebateu críticas sobre o "atraso" no lançamento da sequência de "Avatar", lançado há quase 13 anos. “Avatar: O Caminho da Água”, estreia em 15 de dezembro

Avatar

Imagem: Reprodução/Youtube

Por muito tempo, a ideia de que “Avatar” (2009) ganharia uma continuação, era vista como uma “história para boi dormir”. Agora, em 2022, a sequência finalmente é uma realidade. Estamos a poucos meses da estreia de “Avatar: O Caminho da Água“. Por isso, o diretor James Cameron já alertou para a duração que o segundo capítulo da franquia terá.

Em entrevista à revista britânica Empire, James Cameron avisou que “Avatar 2” vai ser longo e recomendou que os espectadores saiam em alguns momentos do cinema para fazer xixi. 

“Eu não quero ninguém reclamando sobre duração quando se senta e maratona a TV por oito horas. Eu posso até escrever essa parte da crítica: ‘O agoniantemente longo filme de três horas’. Ah, dá um tempo, p*rra. Eu vi meus filhos se sentarem e assistiram a cinco episódios de uma hora em sequência”, disse Cameron. 

O que o cineasta não considerou é a possibilidade de pausar qualquer coisa vista em casa; o que não acontece no cinema. Para isso, ele também ofereceu uma solução: “Aqui está o grande paradigma social que precisa mudar: está tudo bem você se levantar e ir fazer xixi”.

Segunda maior bilheteria de todos os tempos, atrás apenas de “Vingadores: Ultimato” (2019), o primeiro “Avatar” tem duas horas e 42 minutos de duração. A sequência “Avatar: O Caminho da Água”, ainda não teve sua duração revelada. Mas, pelo que o diretor indicou, deve ficar próximo das três horas de duração novamente.

Além disso, o cineasta mostrou irritação com aqueles que “tiraram sarro” do longo período de desenvolvimento. Afinal, a estreia acontece treze anos depois do primeiro filme.

”Os trolls vão dizer que ninguém dá a mínima (para a franquia) e que eles não se lembram dos nomes dos personagens ou do que aconteceu no filme original. Então, eles vão assistir e depois dizer: ‘Ah, ok, me desculpe, vou calar a boca agora.’, disse o diretor. 

Na mesma entrevista à Empire, Cameron também revelou que ainda não sabe se irá dirigir as três próximas continuações já roteirizadas por ele de “Avatar”. O cineasta declarou que, eventualmente, deseja passar o bastão para outro diretor.

“Os filmes Avatar em si meio que consomem tudo”, declarou Cameron. “Tenho outras coisas que estou desenvolvendo também que são empolgantes. Acho que com o tempo – não sei se depois do três ou depois do quatro – vou querer passar o bastão para um diretor em quem confio para assumir, para que eu possa fazer outras coisas que também esteja interessado. Ou talvez não. Não sei”, explicou.

Cameron tem três Oscar no currículo, todos vencidos por seu trabalho em “Titanic” (1997): melhor filme, melhor diretor e melhor edição. A continuação da ficção científica ambientada no planeta Pandora tem lançamento marcado para 15 de dezembro.

O elenco de “Avatar 2” conta com Sam Worthington (À Beira do Abismo), Zoe Saldaña (Guardiões da Galáxia), Sigourney Weaver (Aliens: O Resgate), Cliff Curtis (Heróis), Kate Winslet (Mare of Easttown), Stephen Lang (O Homem nas Trevas), e David Thewlis (Mulher-Maravilha). Confira o trailer

A chegada das próximas sequências de “Avatar” dependem da boa performance de “Avatar: O Caminho da Água nas bilheterias”. Caso obtenha sucesso, o terceiro longa chegará ao público em dezembro de 2024, enquanto “Avatar 4” chega em 2026, e “Avatar 5”, em 2028.

Sair da versão mobile