_Tecnologia

Avatares da Meta ganham pernas, mas você ainda fica em pé mesmo quando está sentado

Usuários beta já estão conferindo a atualização; por enquanto, avatares com pernas só aparecem no Home Quest

Imagem: Meta/Divulgação

Uma novidade aguardada está chegando ao metaverso: pernas. A Meta divulgou que está testando avatares com membros inferiores, e usuários beta já podem conferir a atualização.

Por enquanto, os avatares com pernas só estão disponíveis no Home Quest, na versão mais recente do software. As informações são do site UploadVR.

Como destacou o portal The Verge, as pessoas vão começar a ver pernas de avatar aparecendo na versão VR do Quest e também do jogo “Horizon Worlds” já nas próximas semanas.

Há quase um ano, a Meta anunciou, durante o evento virtual Connect 2022, que daria pernas aos seus avatares para deixá-los um pouco mais humanos.

No entanto, parece que os avatares ainda não são mostrados de forma tão natural assim: quem testou disse que os usuários não conseguem ver as pernas de seus avatares quando olham para baixo. Os membros só são visíveis em terceira pessoa, ou quando a pessoa olha para um espelho virtual.

Ou seja, mesmo quando está sentado, é como se o avatar ficasse de pé. No YouTube e no X (ou Twitter), vários testadores beta mostram a novidade e como funciona; veja abaixo.

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, disse no Connect 2022 que as pernas são “provavelmente o recurso mais solicitado” nos avatares. O empresário afirmou que a empresa precisaria usar um modelo de IA para desenvolver o movimento das pernas, porque rastreá-las com as câmeras do fone de ouvido é algo complicado de se fazer.

Imagem: Meta/Divulgação

O site UploadVR também noticiou que a Meta ainda não atualizou publicamente seu kit de desenvolvimento de software para avatares. Portanto, desenvolvedores externos que usam esse conjunto de ferramentas ainda não podem brincar com as pernas no metaverso.

É possível que a Meta lance mais novidades no evento Connect deste ano, que acontece no dia 27 de setembro. Provavelmente, grande parte da programação será dedicada a mais detalhes sobre o novo fone de ouvido Quest 3.

Sair da versão mobile