_História

Avião da Segunda Guerra Mundial é descoberto graças a um trabalho de escola

Partindo de uma brincadeira com o pai, Daniel Kristiansen, de 14 anos, encontrou um avião da Segunda Guerra Mundial, junto com os restos do piloto

Quando Daniel Kristiansen, de 14 anos, precisou fazer um projeto sobre a Segunda Guerra Mundial para a aula de história, seu pai sugeriu de brincadeira que ele procurasse pelo avião alemão que supostamente teria caído na fazenda da família. O que ninguém esperava era que o avião fosse realmente encontrado – junto com os restos mortais do piloto.

• Submarino alemão retratado em ‘Os Caçadores da Arca Perdida’ é descoberto no Atlântico
• As diversas tecnologias já usadas para interceptar todos os tipos de comunicação

Munidos com detectores de metais, o pai e o filho procuraram na fazenda perto de Arabybro, no norte da Dinamarca. Anos antes, o pai, Klaus, lembrou-se de seu avô que lhe contou que um avião caiu no terreno durante a guerra, mas foi removido logo depois. Mesmo assim, os pensaram que seria legal se conseguissem encontrar um ou dois pedaços de metal que tivesse sobrado do acidente. Bem, eles encontraram bem mais do que isso: milhares de pedaços e os restos do piloto.

Os detectores de metal começaram a apitar quando eles estavam buscando num pedaço de terra úmido, então começaram a cavar. Quando perceberam que precisariam cavar um pouco mais fundo, pegaram a escavadeira do vizinho. E foi aí que os pedaços do avião começaram a aparecer.

“Num primeiro momento não era um avião, disse Klaus Kristiansen à BBC. “Eram provavelmente de dois mil a cinco mil pedaços de avião. E encontramos um motor… E de repente encontramos pedaços de ossos e pedaços de roupas [do piloto]”.

Adicione ainda um motor de um Messerschmitt ME 109, munições, e alguns itens pessoais, como a carteira do piloto com um pouco de dinheiro e um livreto, que ainda não foi identificado – pode ser uma Bíblia ou uma cópia de Mein Kampf. “Não tocamos em nada, apenas colocamos em algumas sacolas”, disse Kristiansen. “Um museu agora está tomando conta disso. Eu acho que existe muitas informações nesses papéis”.

“Foi bem louco encontrar ossos e a espinha do piloto morto”, disse Daniel numa entrevista ao DRP4.

Inteligentemente, Klaus contatou dois historiadores especializados em Segunda Guerra Mundial e as autoridades dinamarquesas. A polícia local fechou a região da queda para investigação e unidades de neutralização de bombas foram chamadas para remover as munições com segurança. A perícia ainda está trabalhando na recuperação dos restos do piloto. Eles esperam conseguir identificar o homem e enterrá-lo na Alemanha.

Imagem: Luftartsmuseum

O caça Messerschmitt ME 109 era considerado a “espinha dorsal” da Força Aérea Alemã durante a Segunda Guerra Mundial. O avião era muito adaptável, o que permitia realizar tarefas como a escolta de bombardeiros, bombardeiro combinado, ataque terrestre e reconhecimento. De 1936 a 1945, os alemães produziram 33.984 aviões desses, o tornando o caça mais produzido na história.

Não foi revelado como a escola recebeu o projeto de Daniel. Seria uma pena se ele não conseguisse a nota máxima.

[BBC, CPH Post]

Imagem do topo: German Federal Archives

Sair da versão mobile