Cultura

Awdio: novo streaming rival do Spotify é lançado no Brasil

Novo streaming Awdio, da Watch Brasil, traz rádio e mais; já disponível
Imagem: Unsplash/Reprodução

A empresa de entretenimento paranaense Watch Brasil anunciou novidades recentemente. A companhia irá lançar sua própria plataforma de streaming de áudio, a nova “Awdio”. Além disso, vai aumentar sua quantidade de canais FAST, incluindo a Disney e a ESPN.

Como será o streaming Awdio?

whatsapp invite banner

O Awdio pretende reunir as principais emissoras de rádio do Brasil e do mundo em um único app, facilitando o acesso a músicas, notícias, esportes e podcasts. O serviço já está disponível para os ouvintes no site awdio.com.br. O acesso é liberado para clientes de provedores de telecom parceiros da plataforma.

De acordo com Daniel Almeida, CEO da plataforma, a ideia do lançamento é apoiar rádios e permitir que estas “alcancem novos públicos e gerenciem seus conteúdos de forma totalmente online e sem custos de infraestrutura” (via Tele.Síntese).

Após disponibilizar a transmissão das rádios, a ideia é aumentar o leque de opções no futuro, segundo Maurício Almeida, presidente da Watch Brasil. “A gente vai começar com a rádio, que é a primeira versão. Mas já temos mais três versões do mesmo aplicativo que serão lançadas até o segundo trimestre do ano que vem”, completou.

Até 2025, o streaming ainda visa expandir seu catálogo musical. Ele promete entregar as mesmas faixas de seu maior concorrente, o Spotify, até um prazo entre os meses de março e abril do ano que vem.

Assim como o Spotify, o Awdio também pretende investir na tecnologia do momento: a IA. Com a inteligência artificial, a plataforma deve oferecer aos usuários a possibilidade de personalização de conteúdos com base em temas e tempo disponíveis para escuta, gerando cortes de áudio sob demanda.

Além disso, o perfil de consumo dos usuários tornará possível a integração entre áudio e vídeo. Ou seja, ou favoritar uma opção, a Awdio será capaz de gerar uma playlist automaticamente, a partir da trilha sonora do conteúdo, ou indicar outros semelhantes.

A plataforma também usará esses dados para alimentar a mídia programática da rádio e do aplicativo, trazendo campanhas direcionadas com dados personalizados e anúncios em pre-roll.

TV Fast da Watch Brasil

A Watch Brasil já introduziu os canais FAST (Free Ad-Supported Television), a fim de oferecer conteúdos gratuitos sustentados por anúncios. Os canais incluem o Manual do Mundo e o Fit Dance, por exemplo.

Por fim, a companhia anunciou um novo portfólio de canais. Ele inclui 12 opções de entretenimento e esportes da Disney e ESPN, nos pacotes Power e UP. Os assinantes terão acesso aos canais a partir de novembro deste ano. Uma parceria com a Globo, que contava com o conteúdo aberto, pretende ainda expandir para os canais regionais.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas