Será que a gente pode dar uma trégua para as baleias? Elas já estão lidando com substâncias químicas industriais, escassez de comida e navios perigosos. Então, tem também o plástico que inevitavelmente chega a seus estômagos. Na segunda-feira (19), uma baleia morta encalhou no leste da Indonésia, com seus estômago cheio de lixo plástico, incluindo 115 copos plásticos e dois pares de chinelos.

• Baleia morre na Tailândia após ingerir 80 sacolas plásticas
• Por que este bichinho faz cocô em forma de cubo e como isso pode nos ajudar

Pesquisadores do World Wildlife Fund encontraram aproximadamente 5,8 quilos de plástico na baleia cachalote de 9,4 metros de comprimento, segundo a Associated Press. A baleia foi parar perto do Parque Nacional Wakatobi, conhecido por seus recifes de corais e pela vida selvagem marinha. Membros da comunidade local já haviam começado a cortar a carcaça do animal quando os socorristas chegaram.

Equipe começa a examinar o conteúdo dentro do estômago da baleia. Foto: AP

A equipe ainda não determinou a causa da morte da baleia e talvez nem consiga, devido ao nível de deterioração do animal. Mas os resíduos plásticos encontrados em sua barriga — supostamente mais de mil pedaços — foram motivo para preocupação. Um saco plástico e outro de nylon estavam entre o lixo.

Uma baleia-piloto morreu sob circunstâncias parecidas neste ano, na Tailândia. Sacos plásticos pretos haviam entupido seu estômago, o que teria feito o animal literalmente morrer de fome, segundo especularam biólogos marinhos.

As águas ao longo do Sudeste Asiático sofrem de uma quantidade desordenada de poluição plástica, com os principais poluidores plásticos do mundo concentrados nessa área: China, Indonésia, Filipinas e Vietnã. Entre 55% e 60% do plástico que chega aos oceanos vêm dessa região em rápido desenvolvimento, segundo um relatório de 2017 do grupo de defesa ambiental Ocean Conservancy.

Infelizmente, as baleias e outros tipos de vida marinha estão pagando o preço.

Pesquisadores coletam amostras do animal morto. Foto: AP

[AP]