_Telecomunicações

Banda larga vira direito legal na Finlândia a partir de hoje para todos

Internet banda larga deveria ser um presente dos deuses em todo país, mas hoje a Finlândia torna-se o primeiro país a torná-la um direito legal para todo cidadão. Por enquanto é "só" uma conexão de 1Mbps, mas até 2015 devem ser 100Mbps.

Internet banda larga deveria ser um presente dos deuses em todo país, mas hoje a Finlândia torna-se o primeiro país a torná-la um direito legal para todo cidadão. Por enquanto é "só" uma conexão de 1Mbps, mas até 2015 devem ser 100Mbps.

Direitos legais são muito… legais! Especialmente quando o governo de fato cumpre o que promete – neste caso, o governo finlandês levou só nove meses para transformar o plano em realidade.

Uma ideia semelhante também está em pauta no Reino Unido, e todos os moradores poderiam acessar internet banda larga a 2Mbps até 2012, com a campanha sendo liderada pela fundadora do site LastMinute.com, Martha Lane Fox.

Infelizmente, o governo finlandês não vai subsidiar o custo da conexão de 1Mbps para a população. Em vez disso, eles vão obrigar todas as provedoras de banda larga a conectar quem precise do serviço – apesar de que 96% da população já usa internet em casa.

No Brasil, com o Plano Nacional de Banda Larga, deveremos ter conexão banda larga em todo o país – se não fornecida pelo setor privado, será fornecida pela Telebrás – além de subsídio do governo. Melhor que o plano da Finlândia, hein? Exceto pela velocidade da conexão: teremos um mínimo de 512Kbps, longe do 1Mbps no país nórdico. E claro, banda larga ainda não virou direito legal aqui no Brasil – pense nisso na hora de votar. [BBC]

Sair da versão mobile