O presidente dos EUA, Barack Obama, está bastante empolgado com a possibilidade de levar humanos a Marte, segundo um artigo recente publicado pela CNN.

Como a SpaceX planeja ir até Marte
Como poderíamos construir uma cidade em Marte

Obama, que está em seus últimos meses na Casa Branca, declarou seu amor ao espaço e anunciou uma parceria entre o governo dos EUA e empresas privadas com o objetivo de levar o homem a Marte na década de 2030.

“Estou empolgado em anunciar que estamos trabalhando com nossos parceiros comerciais para construir novos habitats que podem sustentar e transportar astronautas para missões de longa duração no espaço profundo”, escreveu Obama. “Essas missões vão nos ensinar como humanos podem viver longe da Terra – algo que precisaremos para a nossa longa jornada à Marte.”

Obama não deu detalhes sobre essas parcerias e nem anunciou nenhum tipo de financiamento para missões a Marte – os detalhes devem ser elaborados nos próximos dias.

Em seu artigo, Obama lembrou algumas das conquistas recentes da NASA, como a descoberta de água líquida em Marte, evidências de gelo em uma das luas de Júpiter, e o mapeamento de Plutão em alta resolução, além da descoberta de diversos planetas parecidos com a Terra.

Ele também disse que quer encontrar formas de criar missões que incluam “um retorno seguro à Terra” – diferentemente de Elon Musk, por exemplo, que propôs planos ambiciosos que exigem viagens permanentes para Marte.

Atualmente, a NASA trabalha em uma missão para enviar uma sonda melhorada para Marte em 2020 baseada na Curiosity, que está no planeta deste 2012. Se os planos anunciados por Obama forem adiante, este pode ser apenas o começo da exploração humana em Marte, e quem sabe dentro de 20 anos o homem de fato pise no planeta vermelho. Por enquanto é apenas um sonho.

Abaixo, você pode ver algumas formações rochosas captadas pela sonda Curiosity em Marte:

[CNN]

Imagem via AP Images