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“Barbie” e “Oppenheimer” seguem crescendo e já ultrapassam US$ 1 bilhão

Após duas semanas nas telonas, “Barbie” arrecadou US$ 351,4 milhões na América do Norte, enquanto “Oppenheimer” somou US$ 174 milhões

Barbie

Imagem: Divulgação/Warner Bros./Universal

“Barbie” não mostrou sinais de desaceleração em seu segundo fim de semana nas bilheterias, e está próximo a se juntar ao clube dos bilhões. Isso porque, segundo informações da Variety, o filme de Greta Gerwig novamente liderou as bilheterias norte-americanas, adicionando US$ 93 milhões entre a última sexta (28) e domingo (30). 

As vendas de ingressos caíram 43% em relação à estreia e resultaram no sétimo maior segundo fim de semana da história. “Barbie” ficou atrás apenas de grandes franquias, como: “Star Wars: O Despertar da Força” (US$ 149 milhões), “Vingadores: Ultimato” (US$ 147 milhões), “Guerra Infinita” (US$ 114 milhões), “Pantera Negra” (US$ 111 milhões), “Jurassic World” (US$ 106 milhões) e “Os Vingadores” (US$ 103 milhões).

O drama histórico sombrio de Christopher Nolan também não fica para trás. Ele teve uma ótima estreia no segundo fim de semana, arrecadando poderosos US$ 46,6 milhões também entre sexta e domingo, nos EUA. De acordo com a Universal, ele se tornou o primeiro filme classificado para maiores de 18 anos a arrecadar mais de US$ 10 milhões por sete dias consecutivos – essa sequência se estendeu por 10 dias.

“Barbenheimer” 

Após duas semanas nas telonas, “Barbie” arrecadou US$ 351,4 milhões na América do Norte, tornando-se no quarto maior lançamento doméstico do ano. Globalmente, o filme da Warner Bros. arrecadou mais de US$ 750 milhões, sendo o terceiro maior filme do ano. Caso siga dessa forma, será o segundo longa de 2023 a ingressar no clube de bilhões depois do “Super Mario Bros.”, da Universal com US$ 1,34 bilhão.

Para a Warner, o segundo final de semana de “Barbie” é o maior de todos os tempos para o estúdio, e ultrapassou por muito “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, com US$ 75 milhões. Enquanto isso, “Oppenheimer” conquistou US$ 174 milhões na América do Norte e US$ 400 milhões globalmente. Com isso, superou dois esforços anteriores de Nolan, “Tenet” ($ 365 milhões) e “Batman Begins” ($ 373 milhões).

Dessa forma, o fenômeno “Barbenheimer” já ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão em bilheterias de todo mundo.

“O fim de semana dois prova que o grande interesse em ‘Barbie’ e ‘Oppenheimer’ uma semana atrás não foi por acaso”, diz Paul Dergarabedian, analista sênior da Comscore. “Ambos os filmes apresentam números de segundo fim de semana que seriam considerados sólidos como estreias e refletem duas das melhores sessões de segundo ano da história das bilheterias.”

Ainda segundo a Variety, este final de semana tem uma arrecadação 122% maior em relação a 2022 e 34% maior em relação à pré-pandemia de 2019, liderada por Rei Leão. No geral, os dois filmes caíram pouco menos que 50% em vendas de ingresso, o que, no acumulado, fez o final de semana inteiro ter apenas uma queda de 30%, se tornando um dos melhores períodos do cinema pós-COVID.

“Julho teria sido um mês morno, mas então ‘Barbie’ e ‘Oppenheimer’ chegaram; ir ao cinema explodiu”, diz Gross. “Em uma semana, julho alcançou sua média pré-pandêmica.”

Concorrência 

Outros filmes que estrearam neste fim de semana não fizeram tão feio na bilheteria. Em terceiro lugar, “Mansão Mal-Assombrada”, novo filme da Disney com Owen Wilson e Lakeith Stenfield, fez US$ 24 milhões. Este é um número tímido se olhar sem contexto, mas que, dentro do fenômeno “Barbenheimer”, tem seu valor. 

Em quarto ficou “Sound of Freedom”, que caiu apenas 30% do final de semana anterior, acumulou US$ 13,8 milhões e agora tem US$ 150,3 milhões. “Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1” alcançou quinto lugar com US$ 10,7 milhões e agora tem um total global de US$ 448 milhões. 

Apesar das críticas positivas e boa recepção do público, o longa de Tom Cruise tem um orçamento de US$ 291 milhões e vai sofrer para conseguir lucros. Já o terror de baixo orçamento “Fale Comigo” gerou bonus de US$ 10 milhões, se tornando o segundo maior lançamento para a A24, seguindo “Hereditário” com US$ 13,6 milhões. 

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