8O chatbot Bard, do Google, que rivaliza com o ChatGPT, vai ganhar integração com serviços como Gmail, Docs, Drive, Maps, Voos e YouTube.
A partir desta quarta-feira (19), a atualização estará disponível na versão em inglês, e deve chegar para mais países nos próximos mesese. Desde julho, o chatbot já “fala” português brasileiro.
O recurso vai permitir que os usuários utilizem o Bard para realizar ações específicas das plataformas, criando respostas da IA e reunindo informações em um mesmo lugar.
Em uma coletiva do Google nesta terça-feira (18), o diretor de produto do Bard, Patrick Kane, deu um exemplo de uso da função. Segundo ele, será possível consultar as informações sobre um ingresso comprado que esteja em sua caixa de e-mail e planejar rotas para chegar ao destino usando o Google Maps, por exemplo.
Por utilizarem dados particulares, a integração com o Gmail, Docs e Drive precisa da permissão dos usuários. Enquanto isso, outros serviços do Google (Maps, YouTube e Voos) usam dados públicos, ativando a conexão automaticamente. Segundo o Google, as informações privadas não servirão para treinar o modelo de inteligência artificial.
Outros recursos do Bard
Outras atualizações no modelo de linguagem PaLM 2 incluem, por exemplo, um sistema de verificação de respostas. Um pop-up informa se o conteúdo tem base em informações disponíveis na internet, a fim de evitar erros da IA.
Além disso, ainda será possível compartilhar as conversas com o chatbot com terceiros, permitindo que outras pessoas continuem a interação a partir de um contexto oferecido pelo robô. Por fim, perguntas e respostas no Bard também passarão a ter suporte de imagens, além de traduzir e contextualizar palavras e expressões em outros idiomas.