Já se imaginou pedalando em uma bicicleta com rodas quadradas? Os engenheiros do canal norte-americano do YouTube “The Q” conseguiram aprontar mais essa e ainda sem girar as rodas.
Essa foi uma das matérias que se destacaram ao longo do ano no Giz Brasil. Em 2023, nosso portal surgiu de cara nova para comemorar os 15 anos do lançamento aqui no país, com a mudança também do nosso slogan. Agora é: “vida digital para as pessoas”.
Neste ano tão especial, confira as cinco matérias mais lidas do Giz Brasil:
Bicicleta com rodas quadradas
O projeto dos engenheiros do canal norte-americano do YouTube “The Q” foi feito a partir da tecnologia de tanques de guerra.
Eles cortaram os pneus de borracha e incluíram quatro conjuntos de correntes de bicicleta dentro deles para criar um piso contínuo que rola do lado de fora (parecido com os tanques).
Porém, a bicicleta não pode enfrentar terrenos mais acidentados, mas é a primeira bike do tipo em que pessoas conseguiram se equilibrar e não cair
Cientistas encontram equidna
Outro destaque foi uma expedição à Indonésia que encontrou um equidna, o segundo mamífero capaz de colocar ovos. O animal da espécie específica Zaglossus attenboroughi era considerado extinto.
Os pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, conseguiram gravar o animal espinhoso, com bico longo e peludo.
Especialistas acreditam que ele surgiu há aproximadamente 200 milhões de anos, quando os dinossauros ainda estavam na Terra.
Danos da escova progressiva e descoloração
Um estudo do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) analisou os danos que a escova progressiva e a descoloração geram aos cabelos.
O resultado da combinação é um aumento de quatro vezes na porosidade dos fios, conforme explicou a engenheira química e pesquisadora Cibele Castro Lima ao Jornal da USP.
A pesquisa usou as mechas de cabelos naturais de três maneiras. Um terço passou pela descoloração; outro, pelo alisamento e o último terço passou pelos dois procedimentos.
Os resultados do estudo, feito em colaboração com a Universidade de Copenhague, na Dinamarca, foram publicados no Journal of Applied Cristallography.
Canabidiol em planta brasileira
Outra descoberta científica se destacou no Giz Brasil em 2023.
O grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) identificou canabidiol nos frutos e flores da Trema micrantha Blume, uma espécie nativa da flora brasileira pertencente à família Cannabaceae.
As análises preliminares não indicaram a presença de THC nas folhas, flores ou frutos da Trema micrantha. Isso a torna ideal para a sua utilização como fonte medicinal de canabidiol (o CBD).
Argolândia encontrada
Por fim, a descoberta do continente esquecido de Argolândia completa o top 5 de matérias do Giz Brasil em 2023.
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Utrecht, na Holanda, defende que o lugar está sob as ilhas orientais do Sudeste Asiático.
O continente desapareceu após se separar da Austrália há 155 milhões de anos.
A pesquisa demorou quase uma década, pois Argolância se dividiu em vários pedaços, e não em uma massa única.