Na manhã desta quinta-feira (12), o bilionário Jared Isaacman fez história ao realizar a primeira caminhada espacial privada da história pela missão Polaris Dawn.
Isaacman, que financiou a missão Polaris Dawn, caminhou pelo espaço com a engenheira Sarah Gillis, da SpaceX.
O bilionário, que já havia viajado ao espaço anteriormente, deixou a cápsula Crew Dragon, a cerca de 700 km acima da Terra, iniciando a caminhada espacial às 7h52 (horário de Brasília),
A façanha do bilionário também serviu para testar os trajes EVA, que a SpaceX desenvolveu especialmente para a missão Polaris Dawn.
O lançamento da missão Polaris Dawn, com quatro tripulantes a bordo da nave Crew Dragon, ocorreu na última terça-feira (10), após vários adiamentos da SpaceX. A viagem vai durar cinco dias.
Inicialmente, a primeira caminhada espacial privada ocorreria na madrugada, mas a SpaceX remarcou para a manhã de hoje (12), sem explicar os motivos.
Antes da caminhada, os tripulantes despressurizaram a Crew Dragon totalmente e se equiparam com os trajes espaciais.
A caminhada espacial, com duração de quase 10 minutos, teve transmissão ao vivo. Na live é possível ver Isaacman comemorar o feito e apreciar a vista da Terra. Durante a caminhada no espaço, o bilionário afirmou que, do espaço, a “Terra parece um mundo perfeito”. Assista:
Às 8h05, a engenheira Sarah Gillis, da SpaceX, se juntou à primeira caminhada espacial da história, enquanto os outros dois membros da tripulação permaneceram na nave.
Desse modo, Gillis se tornou uma das primeiras funcionárias da SpaceX a viajar ao espaço e a primeira a realizar uma caminhada espacial privada.
Caminhada no espaço de bilionário e sucesso da Polaris Dawn
Além de Isaacman e Gillis a tripulação da Polaris Dawn é composta pelo piloto Scott Pottet e por Anna Menon, especialista de missão e engenheira da SpaceX.
A missão, considerada um sucesso, marca um passo importante para a exploração espacial privada e alivia a bagagem da NASA.
O administrador da NASA, Bill Nelson, em alusão à famosa frase de Neil Armstrong, afirmou que o sucesso da missão e da caminhada espacial privada “representa um grande salto para indústria espacial comercial”.