Bilionário perdido no submarino do Titanic foi ao espaço junto com brasileiro

Victor Hespanha participou de um voo suborbital da Blue Origin, em 2022. Na mesma expedição estava Hamish Harding, que segue desaparecido no Atlântico
Bilionário sumido estava na Blue Origin com brasileiro
Imagem: Blue Origin/Reprodução

Você leu aqui no Giz Brasil há pouco mais de um ano. Victor Hespanha foi o segundo brasileiro a viajar ao espaço. Morador de Belo Horizonte (MG), o engenheiro de produção participou de um voo suborbital da Blue Origin, em junho passado.

Na mesma expedição estava o bilionário britânico Hamish Harding. Ele é um dos cinco desaparecidos a bordo do submarino Titan, que se perdeu no Oceano Atlântico.

Harding foi ao espaço como turista na 21ª missão do programa New Shepard, da empresa espacial de Jeff Bezos. Evan Dick, Katya Echazarreta, Jaison Robinson, Victor Vescovo e Victor Hespanha também estavam na tripulação.

Brasileiro postou mensagem

O mineiro publicou no seu perfil do Instagram uma mensagem lamentando o desaparecimento do submarino e pedindo orações aos seguidores. Ele também manifestou preocupação com Hamish. “Temos um carinho enorme não só por ele, mas também por sua família. São muito queridos! Vamos aguardar mais informações, por respeito a eles! Esperamos que sejam boas notícias”, diz o recado.

Imagem: Instagram/Reprodução

O engenheiro de 28 anos se tornou o primeiro turista espacial do país e o segundo brasileiro a ir ao espaço. Hespanha levou uma bandeira do Brasil e ocupou o assento número 2 da missão, que durou cerca de dez minutos. Atualmente, ele também atua como palestrante e como colunista na Band.

Foto dos turistas espaciais que estavam a bordo da missão NS-21, da Blue Origin

Foto dos turistas espaciais que estavam a bordo da missão NS-21, da Blue Origin

Submarino do Titanic sumiu no domingo (18)

O submersível da OceanGate perdido no Oceano Atlântico tem menos de 30 horas de oxigênio restantes. Correndo contra o tempo, as buscas pelo submarino estão em andamento, a cerca de 1.400 km da costa dos Estados Unidos, em uma área com cerca de 13 mil km² – quase duas vezes e meia o tamanho de Brasília. E uma profundidade de quase 4 mil metros.

Nessa profundidade, a água é quase mil vezes mais densa que o ar. As equipes de resgate também estão vasculhando a superfície do oceano, no caso do Titan emergir na água.

Harding anunciou que estaria na expedição ao Titanic pela primeira vez em junho do ano passado. Em uma publicação do último domingo (18), ele confirmou a presença na viagem. O Clube dos Exploradores, associação da qual o britânico fazia parte, também confirmou que Harding estava no submersível.

O bilionário de 59 anos é presidente da empresa Action Aviation, que faz a corretagem de jatos executivos. Até o momento, além de Harding, outras três pessoas que sumiram na viagem foram identificadas: o empresário anglo-paquistanês Shahzada Dawood e seu filho, Suleman. Além de Paul-Henri Nargolet, ex-mergulhador da marinha francesa. Ainda há um tripulante do submarino a ser identificado.

– Leia também no Giz Brasil: Submarino do Titanic é pilotado com controle de videogame Logitech

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas